O QUE SÃO E QUE INTERESSES SERVEM AS ONG
Apresentando como imagem de marca a independência dos Estados e a representatividade de sectores da sociedade civil, as organizações não governamentais, que se multiplicaram nas últimas décadas do século passado, desempenham hoje um papel muito importante em variadíssimos domínios da actividade humana. Dizendo-se independentes e representatitavas da sociedade civil, mas sendo apoiadas pelos Estados, algumas exclusivamente, por organizações internacionais e por empresas transnacionais, que tipo de organizações são estas que até já aspiram a participar na “governação mundial”?
Em voltairenet.org Julien Teil procura dar uma resposta a partir do estudo de um caso – a organização caritativa CARE.
E as ONG portuguesas de que vivem confortavelmente os seus criadores e seus "funcionários"? Até há as que "pertencem" a professores universitários ou dirigentes em regime de dedicação exclusiva. Outra versão mais especializada é a das ONG de portugueses (residentes em Portugal ou nos PALOP) e também de nacionais dos PALOP, actuando em África a sacar aos dadores. Arede é vasta e dá para tudo. É fartar, vilanagem. Ou espera-se que a Fundação Melinda e Bill Gates vá investigar para onde vai cada um dos seus dólares? Querem é figurar como grandes dadores e basta.
ResponderEliminarMas sobre tudo isto sabes tu muito mais do que eu...
É verdade que eu também estive em posição de saber alguma coisa. Por isto, tinha em agenda chamar a atenção para esse artigo. Poupaste-me trabalho.