OS TRÁGICOS ACONTECIMENTOS DA MADEIRA
Faz hoje dois anos que este blogue se estreou. Pouco tempo depois, o “Público”, na rubrica da P2 “Blogues em papel”, publicou um post da Politeia sobre a Madeira.
O post comentava as declarações de Gama sobre a obra de Jardim. Compreendi Gama, apesar da distância que politicamente me separa tanto dele, como de Jardim. Quem conheceu a Madeira antes do 25 de Abril, ou logo a seguir, como foi o meu caso, não pode deixar de ficar impressionado entre a Madeira daquele tempo e a que existiu até sábado passado. De todos os pontos de vista. Desde o olhar interessado mas sempre enganador do turista até ao que resulta da análise dos indicadores económicos.
Deste último ponto de vista, a Madeira era, até sábado, a segunda região portuguesa com maior rendimento per capite; do ponto de vista do turista, necessariamente superficial e impreciso, a Madeira é do melhor que há na Europa, sem que nada no território português continental de perto ou de longe se lhe assemelhe.
O azar bateu-lhe à porta com uma violência pouco comum. Sinto o que se passou na Madeira com o mesmo sentimento com que acompanhei a devastação de Cuba por três ciclones quase seguidos aqui há dois ou três anos.
Espero e desejo que os governantes da Madeira saibam estar à altura das responsabilidades do momento e que mais à frente, quando a Madeira estiver reconstruída, possam dizer com orgulho:
“Não há ventos que não prestem
nem marés que não convenham,
nem forças que me molestem,
correntes que me detenham.
Quero eu e a Natureza,
que a Natureza sou eu,
e as forças da Natureza
nunca ninguém as venceu”.
4 comentários:
Caro JMCorreia Pinto,
Parabéns pelo 2º aniversário do Politeia, um dos melhores e mais sérios blogues que conheço. Votos de uma vida feliz e longa em que brilhe sempre a inteligência, o discernimento e a sabedoria que nos habituámos a nele encontrar e que, também, este post reflecte.
Um abraço amigo :)
Parabens também e obrigada pelos excelentes textos que escreve
maria
Muitíssimo obrigado à Ana Paula que tanto tem animado este blogue com a sua leitura crítica e inteligente. E obrigado também pela simpatia com que sempre me tem tratado.
Abraço amigo
JMCPinto
Obrigado à Maria pela leitura destes textos e pelas suas simpáticas palavras.
JMCPinto
Enviar um comentário