RESULTADOS DA NOVA ESTRATÉGIA
Há dias, Stanley McCrysthal, responsável pelas tropas americanas no Afeganistão, veio dizer que a estratégia da NATO está errada e que doravante as tropas da Aliança Atlântica deveriam preocupar-se com a protecção das populações.
Anteontem, em mais um bombardeamento, as forças da NATO mataram mais de 90 civis.
As populações também estão de acordo. Querem ser protegidas. Só que acham que esse objectivo apenas pode ser alcançado com a saída das tropas estrangeiras do país.
4 comentários:
Sinceramente, não vejo como os ocidentais (os civilizadores guerreiros da OTAN)vão sair com o mínimo "decoro", partindo do princípio de que não consideram realmente vital o controlo daquele território e que vão manter a máscara do politicamente correcto relativamente aos indígenas do sítio.
Claro, com a retirada dos "ocidentais", os talibans lá estarão para proteger as populações, cortando as mãos, as orelhas e as cabeças dos mais renitentes a essa protacção. Talvez não convenha confundir o Afeganistão com o Vietnam
Ninguém é irresponsável. Eles acabarão por entender-se. Aliás, quem defende a saída das tropas estrangeiras é Karzai. De resto, que diferença existe para um elemento de uma tribo afegã entre a presença de um sodado soviético ou de um soldado da NATO?
"Eles acabarão por entender-se": eis uma frase de um desarmante optimismo. A questão está em saber como o mundo em geral (não apenas os "ocidentais", mas também a Rússia, a China e os próprios países islâmicos)podem evitar a formação de um vasto santuário fundamentalista e terrorista no Afeganistão e no Paquistão. Isto dito, creio que o simples emprego de meios militares levará ao desastre .
Enviar um comentário