terça-feira, 23 de abril de 2013

DUAS NOTAS

A CONFUSÃO E A INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA


MANUELA FERREIRA LEITE - Quando aqui há cerca de dez dias “me distanciei (temporariamente) das lides das redes sociais”, ouvi apreensivo alguns elogios feitos a MFL por numa intervenção na TVI 24 (pelos vistos regular) ter criticado a política do Governo com frontalidade. De facto criticou…mas é uma crítica muita distante da nossa. Lembro-me de a Senhora ter dito: pode faltar dinheiro para tudo, mas há uma coisa para que nunca pode faltar: para apoiar os mais desfavorecidos!

Pois é, esta é exactamente a conversa do Governo, principalmente a do CDS. É a conversa das cantinas sociais e dos "pobrezinhos" do Mota Soares. É também a conversa do Cavaco quando diz: nunca um português poderá ficar sem tratamento médico por falta de dinheiro.

É preciso evitar as confusões…e as “misturas”. Não é nada disto que nós queremos.

 PENSAMENTO ESTRATÉGICO DE POIARES MADURO – No regresso deparei-me com uma novidade: passou a haver no Governo “pensamento estratégico” e “inteligência política” depois da integração nele de Poiares Maduro.

A ideia é simples e, como se vai ver, muito inteligente: sem o apoio do PS as “reformas” que o Governo necessita levar a cabo para bem de Portugal e dos portugueses não resultarão.

Trocando por miúdos: um tipo está doente. Vai ao médico. Depois de vários exames e outras tantas análises, o médico prescreve-lhe um tratamento rigoroso com recurso a múltiplas medicinas. Nada do que o médico prescreveu está a resultar. Pelo contrário, o doente está cada vez pior.

É então que entra em cena o “inteligente” e aponta a razão do insucesso: esse tratamento, para resultar, tem de ser apoiado por outro médico…

Sem comentários: