quarta-feira, 18 de novembro de 2015

SÓCRATES E MACEDO


DOIS PARTIDOS, DOIS CRITÉRIOS


Sócrates foi preso há cerca de um ano, a investigação tem saltitado de assunto para assunto sem até ao momento se ter formalmente fixado num deles. A acusação continua sem data marcada e sem previsão sobre quando ocorrerá. Não obstante, só há pouco mais de um mês Sócrates foi libertado, contra a vontade do juiz de instrução, embora continue sujeito a medidas de coacção menos graves.
Macedo, pelo contrário, investigado com recato, só muito recentemente passou a estar sujeito a medidas coacção ligeiras, apesar de já ter sido formalmente acusado da prática de vários crimes.
Com isto não estamos a querer dizer que Sócrates não deva ser investigado nem a sugerir que Macedo deva ser privado da liberdade. Não. Não mudamos de critério em função dos protagonistas. O que queremos dizer é que houve face a dois conhecidos políticos da actualidade uma divergência de critérios que nada juridicamente pode justificar.
Hoje, aos olhos de muita gente, cresce a convicção de que Sócrates não foi preso apenas para ser investigado, mas para criar um clima favorável a uma vitória eleitoral da direita.
Um dia se saberá se assim foi ou não, apesar de os últimos desenvolvimentos da vida política portuguesa nos façam acreditar em muita coisa, menos em coincidências. Um dia se saberá se alguém esteve por detrás de tudo isto e se o duplo critério usado pela investigação foi apenas ditado pela vontade dos seus protagonistas ou se, pelo contrário, outras vontades e razões estiveram no comando desta divergência.

2 comentários:

Anónimo disse...

O tempo se encarregará de demonstrar que Socrates disse a verdade "fui preso para impedir o PS de ganhar as eleições". E o objectivo foi conseguido ...e parece que agora na dita " investigação " ninguém se entende ...e acusação nem ve-la nem fim a vista para o dito inquérito.
É isto normal ? Nem pouco mais ou menos.
E entretanto António Costa vira o jogo, a Esquerda entende-se, a Direita fica em estado de CHOQUE.
Percebe-se perfeitamente. Eles que TUDO fizeram para não largar o Pote, até mesmo UM PRESO POLITICO! Podem lá engolir isto !

Anónimo disse...

Estas duas figuras tenebrosas, serão medalhadas pela outra figura ainda mais tenebrosa o PR pelo bom serviço prestado à causa Pafiosa !
Ainda vão "investigar"se a estadia de Sócrates em Paris não esta relacionada com os atentados!