sexta-feira, 29 de outubro de 2021

LEIS LABORAIS

LEIS LABORAIS
(Texto publicado no FB em 26 de outubro de 2021)
Em Espanha e em Portugal a mesma luta. PSOE e PS, prisioneiros da TROIKA, recusam-se a revogar a legislação laboral da direita contra a qual votaram em 2012.
Um programa na oposição para cativar votos, outro no Governo para agradar ao capital, representado pela União Europeia.
Afinal, o que é a social-democracia? Desde 1991 que deixamos de saber o que é a social-democracia. Ou melhor, social-democracia e assistencialismo, mais ou menos matizado, passaram na prática a ter muitas semelhanças.
O assistencialismo puro seria a repartição dos pobres entre a “social-democracia” e a direita, segundo os princípios das confrarias religiosas: de segunda a quinta os pobres seriam da “social-democracia” enquanto a direita, que tem de trabalhar, ficaria com os pobres de sexta a domingo.
Acontece que as coisas evoluíram. A direita reclama-se da doutrina “social-cristã” e já diz que também quer tratar dos pobres a tempo inteiro, embora os critérios com o que faz continuem a ser bem diferentes dos da “moderna social-democracia”. A “moderna social-democracia” dá esmola a todos os que se apresentem como pobres, com ou sem aleijões, tenham ou não as roupas lavadinhas e até aceita pôr de parte algum dinheiro para lhes cuidar da saúde, principalmente se as doenças forem contagiosas, enquanto a direita por ter passado a ser “social cristã” exige a pobreza de roupinha lavada, a certificação de que não é mandriona e que esteja sempre predisposta a retribuir com serviços a comidinha que a Jonet lhes presta.
E assim se faz a diferença entre as duas correntes no tratamento dos pobres. Enquanto os “social-democratas” tratam sem discriminações todos os que se apresentam como pobres, os “social-cristãos” somente atendem aos pobres que pela pobreza se redimam dos pecados terrestres, como a gula, a inveja, a soberba e até a luxúria a que os pobres são muito dados.
Os que trabalham, os trabalhadores, esses passaram a ficar sujeitos às leis da selva, porque tanto a “moderna social-democracia”, como os “social-cristãos”, assoberbados que estão com os “empreendedores” e com o problema dos pobres, cada vez em maior número, não têm tempo para tratar deles. Concedem-lhes a liberdade de serem explorados

Sem comentários: