sábado, 23 de fevereiro de 2008

AS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ESPANHOLAS

NÃO É A ECONOMIA, ESTÚPIDO!

Como aperitivo ao primeiro grande debate da próxima segunda-feira, defrontaram-se ontem, no arranque da campanha das eleições legislativas espanholas, o vice-presidente Pedro Solbes e a mais recente “estrela” de Rajoy, especialmente recrutada para a campanha eleitoral, o empresário Manuel Pizarro, ex-presidente da Endesa, apresentado aos espanhóis como um sábio das finanças, capaz de relançar a economia espanhola para patamares nunca antes atingidos.
Manuel Pizarro já tinha manifestado a sua grande aptidão para a política na pré-campanha, quando, instado a explicitar alguns passos da hipotética proposta de lei sobre imigração que o PP se propõe aprovar se for governo, pura e simplesmente disse que, ter um comportamento conforme aos costumes espanhóis, “é, por exemplo, não roubar!”. Pois bem, este homem que Rajoy sacou da manga, como quem contrata uma estrela que lhe vai dar a vitória no campeonato, foi ontem copiosamente derrotada na Antena 3, no debate que o opôs a Pedro Solbes.
Completamente perdido ante um sólido Pedro Solbes, Pizarro viu-se obrigado a recorrer ao ideário mais reaccionário do PP, àquele a que até o próprio Rajoy se não sente à vontade para usar na maior parte dos seus comícios, como, por exemplo insinuar, que é o próprio Governo que financia a ETA e outras barbaridades do género. É um homem do antigamente, do franquismo, que apresenta como único traço de “modernidade” ter exigido à Endesa uma indemnização de 2000 milhões de pesetas para se retirar!

1 comentário:

Raimundo Narciso disse...

Isto em Espanha vai aquecer. Creio que Zapatero tem hipóteses de ganhar mas vai ter um combate renhido. A derrota do iluminado Manuel Pizarro é um bom sinal.