domingo, 6 de abril de 2008

ALTA DE PREÇOS DAS MATÉRIAS PRIMAS AGRÍCOLAS


SUBIDA DO PREÇO DO ARROZ CAUSA ALARME MUNDIAL

As matérias-primas agrícolas, nomeadamente o trigo, a soja e o milho, têm registado subidas no mercado internacional, em ritmos diferentes mas sempre muito significativas. A subida do trigo, por exemplo, ronda, acumulada, os 100% no último ano.
Todavia, a subida que nas últimas semanas causou alarme internacional foi a do arroz. O arroz, que é o alimento básico 3.000 milhões de pessoas, atingiu nos últimos dias o seu máximo histórico: foi cotado na bolsa de Chicago a 20,26 dólares cada 100 libras, qualquer coisa como 12,93 euros por 45,35 kg.
Esta subida do preço do arroz pode destabilizar a economia de muitos países, nomeadamente dos mais pobres, tanto mais que a alta dos últimos dias não é um facto isolado. O arroz subiu 42% durante o primeiro trimestre de 2008, a maior subida em 14 anos. De Abril do ano passado para este ano, o seu preço mais que duplicou.
É certo que a produção mundial tem aumentado, o que, em princípio, levaria a uma contenção dos preços, mas esse aumento não tem sido suficiente sequer para manter a oferta no mercado mundial, em virtude de da redução das exportações. O Vietname, por exemplo, que é o segundo produtor mundial, reduziu as exportações 22% para conter ou desacelerar a inflação interna. A China e a Índia seguiram a mesma política e a Indonésia baixou os direitos sobre as importações. Os preços devem, não obstante estas medidas, continuar a subir não apenas na Ásia mas também na América Latina. Na Europa, onde igualmente se espera um aumento da procura, é natural que os preços também subam, apesar do aumento da produção.
Certamente que o incremento da procura influi no preço. Mas ela não é a única causa: igualmente importante tem sido o papel dos especuladores, que, arredados de áreas onde grassa a crise, têm visto nas matérias-primas agrícolas um bom mercado para aplicação dos capitais especulativos.
Para desencorajar movimentos especulativos, as Filipinas o maior produtor mundial de arroz e também um dos principais consumidores, com uma procura da ordem de 13 milhões de toneladas, passou a punir com prisão perpétua os açambarcadores de arroz.

Sem comentários: