sábado, 19 de julho de 2008

A REUNIÃO DE GENEBRA UE-IRÃO

SERÁ QUE VAI HAVER ACORDO?

A avaliar pelas notícias dos jornais, reina um moderado optimismo sobre as conversações de Genebra, havendo quem acredite que a participação nelas de um alto responsável pela política externa americana constitui um sinal de que pode estar eminente um acordo, ditado por uma mudança da posição iraniana.
A oferta da União Europeia e dos Estados Unidos a Teerão é clara: o Irão renuncia ao programa nuclear e as sanções são levantadas com a consequente reincorporação do país na comunidade internacional.
Não é, porém, muito provável que em Genebra se alcance um acordo. Depois de tudo o que se passou nas últimas semanas – ameaças de Israel e dos Estados Unidos, exibição de força por parte do Irão com lançamento de mísseis de médio alcance - o que se afigura mais provável é que o Irão procure ganhar tempo a poucos meses do fim do mandato de Bush. E, do lado da América, a presença de William Burns pode servir para internacionalmente dar mais força ao “constat de échec” que certamente se verificará.
Bush, se tenciona atacar, directa ou indirectamente, pode depois vir dizer: “Tentámos negociar. Mandámos a Genebra um dos mais altos responsáveis do Departamento de Estado, mas nada conseguimos, face à intransigência absoluta de Teerão”.

Sem comentários: