quinta-feira, 21 de agosto de 2008

BARACK OBAMA DESCE NAS SONDAGENS, McCAIN SOBE E FICA À FRENTE

O PREÇO DAS “MUDANÇAS”

Há uma grande diferença entre o Obama das primárias e o que agora está a disputar com McCain a eleição de presidente dos Estados Unidos da América. Desde que a sua nomeação se tornou certa, o discurso alterou-se, e candidato jamais conseguiu descolar nas sondagens. Pelo contrário, foi-se cristalizando uma pequena diferença, muito próxima do empate técnico, e hoje a Reuters publica uma sondagem onde, pela primeira vez, McCain aparece à frente com cinco pontos de vantagem.
Os estrategas da campanha de Obama não se têm mostrado impressionáveis com as sondagens a nível nacional. Consideram que o importante é vencer em quatro ou cinco estados decisivos, que nas últimas eleições têm sido favoráveis aos republicanos. E é nesses que têm apostado tudo, convencidos de que nos tradicionais bastiões democráticos a tendência se manterá, não obstante as alterações do discurso muito viradas para aquele objectivo.
Em Novembro saberemos se os estrategas de Obama têm razão ou se, pelo contrário, este novo discurso, claramente mais à direita, não lhe será fatal. O esfusiante entusiasmo dos seus apoiantes, que marcou decisivamente o seu percurso nas primárias, assentava acima de tudo na mudança e na diferença relativamente a tudo o que tinham conhecido nas últimas décadas. Com a “mudança” de discurso, Obama corre o risco de perder o entusiasmo dos seus apoiantes e não ganhar o respeito dos seus adversários.

Sem comentários: