sexta-feira, 8 de agosto de 2008

O BOAVISTA E OS ELOGIOS À CAPACIDADE DE GESTÃO DOS LOUREIROS


O TRISTE PAPEL DOS COMENTADORES DESPORTIVOS


Desde há muito que entendo que a corrupção no futebol não é apenas da responsabilidade dos dirigentes desportivos e dos árbitros, mas dos demais agentes desportivos em geral, com excepção, até ver, dos jogadores.
Vem isto a propósito do que está acontecendo ao Boavista, uma das maiores fraudes desportivas dos últimos anos. O Boavista, ano após ano, foi ganhando jogos de forma mais que duvidosa e até um campeonato ganhou. Um campeonato de futebol, apesar de para qualquer observador atento mais parecesse um campeonato de luta livre.
Nesse ano não faltaram os elogios dos comentadores desportivos, principalmente dos que em nomes dos respectivos clubes comentam semanalmente os jogos. Lembro-me de um conhecido comentador do Sporting, cujo “metier” é adivinhar o futuro, se ter desdobrado em elogios sobre a capacidade de gestão dos Loureiros, exemplo acabado de saudável gestão desportiva.
Dizia o dito adivinho, incapaz contudo de perceber o passado e compreender o presente, que o Boavista era um exemplo a seguir: vende caro, valoriza os jogadores como ninguém e compra barato.
O que se passou depois é do conhecimento público: o antepenúltimo presidente do Boavista está suspenso por vários anos; o penúltimo (e muito breve) garantiu que o clube não mais seria uma lavandaria; o actual viu o clube despromovido à segunda divisão por batota e o estádio nomeado à penhora, além de estar impossibilitado de inscrever jogadores, o que, a manter-se, relegará o clube para os distritais.
Ora ai está o exemplo de uma grande gestão!!!

Sem comentários: