segunda-feira, 8 de março de 2010

O "PÚBLICO" E O BES

O QUE NÓS NÃO SABEMOS
Há “opções jornalísticas” difíceis de explicar por quem não está a par das disputas do grande capital e dos meandros da sua ligação ao poder. Aparentemente nada justifica a notícia sobre o grupo BES no Público de hoje e, muito menos, o relevo que lhe é dado.
Não que o assunto não seja de interesse. É. O que torna enigmática a sua publicação é ela não estar directamente relacionado com um qualquer facto da actualidade. E o espaço que ocupa na primeira página, bem como nas quatro seguintes, ainda adensa mais as dúvidas de quem está por fora…
Que o BES tem excelentes ligações ao poder, que muitos dos negócios em que intervém levantam as maiores suspeitas (embora devam ser bem feitos, porque nunca é apanhado…), que a sua rede de influências é tentacular, que as privatizações em que interveio ou em que intervieram aliados seus são o espelho do poder que temos (deste e dos anteriores), tudo isso já nós sabíamos, embora seja salutar refrescar a memória com factos que a confirmam.
Mas a nossa suspeita é a de que há aqui qualquer guerra, além das conhecidas (PT, etc), entre a Sonae e BES…ou então uma viragem na linha editorial do jornal, durante tanto tempo ingloriamente ligada à agenda política de JMF, doravante ao serviço de uma guerra de posições, de longa duração e de desgaste do adversário.
Para além de tudo isto, a notícia evoca-me outras reminiscências: o fim do marcelismo, a decadência do regime e as muitas guerras entre os grupos económicos em busca de uma influência sem partilha no aparelho de Estado. Só que, nessa altura, havia a guerra colonial, cujas consequências acabaram por retardar por muitos anos esse sonho de hegemonia. Agora há o défice e a dívida…falta saber se haverá 25 de Abril e como vai ser…

Sem comentários: