quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROVA DOS 9


NA TVI 24, TODAS AS TERÇAS, ÀS 11 DA NOITE

Estreou-se ontem na TVI 24, sob a moderação de Constança Cunha e Sá, o programa de comentário político “Prova dos Nove” que conta com a participação de Medeiros Ferreira, Fernando Rosas e Pedro Santana Lopes.
O problema de todos os programas regulares de comentário político, com comentadores residentes, é, com o tempo ou até com o conhecimento prévio que se tem dos intervenientes, a mais que previsível repetição das intervenções de cada um deles.
A rotina, embora possa ser amiga da produtividade, é inimiga da inteligência. É por isso que é hoje tão fastidioso ouvir a maior parte do comentário político que por aí se faz.
Este programa, que ontem se estreou, com dois professores universitários de reconhecida competência e com a participação de um homem de grande experiência política e também experiência de docência universitária, reúne, à partida, todas as condições para ter êxito e para marcar a diferença.
O que se pede aos intervenientes é que sejam imaginativos, criativos e simultaneamente bem preparados sobre os temas a tratar. E pede-se ainda que nenhum dos três se esqueça que a soberania nacional e a vontade popular, no fundo duas facetas da mesma questão, estão hoje muito limitadas pela plutocracia e pela participação de Portugal na União Europeia e na moeda única. Limitações que no comentário político nacional são frequentemente esquecidas ou subalternizadas. Ou, quando abordadas, são-no, na maior parte das vezes, sob a forma de lamento ou de fatalidade. Escamotear esta questão, supondo que existe uma “soberania partilhada” ou, pior ainda, tratando-a como um dado de facto incontornável, só serve para agravar a presente situação e criar a ilusão de que quem vier a seguir, no quadro do rotativismo republicano vigente, pode fazer muito diferente.

1 comentário:

José Ferreira Marques disse...

Parabéns pelo aniversário do blogue.
Cumprimentos