sábado, 16 de março de 2013

SOBRE AS PREVISÕES


 

POR QUE ERRAM GASPAR E C.ª?

 

Não percebo nada de previsões científicas. E das dos economistas nem falar. Mas há coisas que são óbvias. Não ditas agora, mas antes de acontecerem. Por exemplo, desde que o Memorandum da Troika/Passos Coelho começou a ser aplicado sabia-se, pelo que já se tinha passado noutros países, nomeadamente na Grécia, o que iria acontecer em Portugal. No primeiro ano, ainda poderia haver algumas dúvidas, não quanto aos efeitos, mas quanto à dimensão desses efeitos (recessão, desemprego, falências, menos receitas fiscais, etc.). Todavia, a partir do primeiro ano era fácil perceber que, agravando-se as medidas que provocaram aqueles efeitos, estes tenderiam a ser ainda mais devastadores. E no terceiro mais ainda e por ai adiante.

A dúvida não está portanto em saber o que iria acontecer, mas por que razão Gaspar e C.ª apresentaram previsões erradas. Terá sido de propósito, para induzir expectativas positivas, eles que tanto acreditam na “fada da confiança”? Mas se essa foi a razão, ela vira-se contra eles. E era fácil prever esta consequência. A primeira vez ainda se poderia admitir que tenham feito a experiência: “Vamos fazer previsões relativamente positivas, para impedir que os resultados sejam piores do que esperamos”. Mas duas, três, quatro vezes já é inaceitável, porque eles viram que o erro nas previsões os descredibiliza completamente.

A dúvida, porém subsiste: por que erram o que toda a gente (minimamente informada) sabia que iria acontecer? Diz-se que é por razões ideológicas. Eles confiam tanto nos modelos que aplicam que nem sequer lhes passa pela cabeça que as reacções dos “agentes económicos” possam ser diferentes das que constam dos modelos.

Com toda a franqueza, acho que são explicações a mais. Muito prosaicamente, eu penso que eles erram porque são burros!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eles erram para levar a cabo a agenda e programa deles....Quanto pior correr mais eles lucram,eternizam o poder,os lucros e os privilégios e são bem pagos/recompensados por isso.Já de inicio foram escolhidos e incumbidos para virem fazer isso... nos é que nos lixamos e sem fim á vista!