sexta-feira, 15 de agosto de 2014

BES: A DECLARAÇÃO DO MINISTRO MARQUES GUEDES


 

QUEM ONERA O ESTADO PORTUGUÊS?

 

 
Parece ter passado sem contestação a afirmação hoje feita pelo Ministro Marques Guedes, a propósito das fugas de informação sobre a “solução BES”, de que o Governo não teve conhecimento prévio da decisão do Banco de Portugal de intervir no BES.

Esta declaração não resiste a um segundo de reflexão. O problema não está em saber quando “decidiu” o Banco de Portugal intervir no BES. O problema está em saber quando é que o Banco de Portugal acordou com o Governo o modo de intervenção no BES. Porque o Banco de Portugal nunca poderia DECIDIR intervir no BES na forma como interveio sem o prévio acordo do Governo. Como poderia o Banco de Portugal decidir um modo de intervenção que compromete o Estado português sem que essa mesma intervenção tivesse sido previamente acordada com o Governo?

Assim sendo, parece que o que sobra da intervenção do Ministro Marques Guedes é a insinuação de que a fuga de informação que permitiu avisar os “amigos” partiu do Banco de Portugal ou de quem com ele colaborou no desenho da dita “solução”.

Insinuação que não chega para explicar por que razão as decisões mais importantes e polémicas do Governo são sempre previamente anunciadas pelo “comentador” Marques Mendes.

Ou seja, a declaração do Ministro Marques Guedes vale tanto como a “garantia” dada pelo Governo de que a “solução” encontrada para o BES não onera os contribuintes.

1 comentário:

O Puma disse...

Abraço de Cuba

no Alentejo