terça-feira, 1 de junho de 2010

O ESTADO SOCIAL EM DEBATE NA TV




TIRANDO A BISSETRIZ EM ESTILO LEVE

Não vi tudo, claro. Vi uns bocados, acho que da segunda parte.
Adriano Moreira diz o que vem dizendo há muito tempo: ambiguidades, ilusórias sabedorias, de concreto e palpável muito pouco. Uma vez por outra lá fica muito contente com o que diz e repete uma, duas, três vezes. “É preciso opor o poder da palavra à palavra do poder”! Pois, só que agora já um bocadinho tarde para fazer de Cohn-Bendit, anos 60!
Clara Ferreira Alves respondeu-lhe com uma brilhante intervenção. Bem articulada. Sublinhando a responsabilidade do sistema. Irrespondível. Que a locutora ia interrompendo com patetices para tentar quebrar o ritmo e confundir a explicação. A Clara, impávida, continuava como se ela não existisse.
Mas logo saltou o Lomba. Que eu já tinha aqui “topado” há muito. Com pressupostos racistas e falsos. “Não, não são os mercados, nem a finança, que estão na origem da crise. Fartaram-se de criar riqueza e de tirar gente da pobreza”. Agora a locutora não interrompe. “Quem está na origem da crise é o Estado americano (aqui a locutora pensa que ele se vai referir à falta de regulação – é preciso ser muito pateta – e interrompe). O Lomba não liga e fala sobre a palavra dela, concluindo: “Foi o Estado que incentivou a venda de casa a quem não tinha dinheiro para a pagar”. Falso e racista. A gente conhece a história contada pelos neoliberais americanos. Foi o Estado que incentivou a venda da casa a pretos sem dinheiro para fazer crer que não havia discriminação. E conhecemos a falsidade: a Fannie Mae, nascida no New Deal rooseveltiano, foi criada para garantir empréstimos de gente com menos dinheiro. Foi privatizada em fins de sessenta quando alguns ventos neo-liberais já começavam a soprar. A Freddie Mac foi criada nos anos setenta para impedir a monopolização do mercado pela primeira. Enquanto a Fannie Mae esteve nas mãos do Estado nunca trouxe problemas à economia americana. Somente quando os neoliberais as entregaram à iniciativa privada é que deram no que se viu. Em fins de 2008, no auge da crise financeira na América, controlavam cerca de 90% do “secondary mortgage market”. Assim se mente impunemente!
Depois vem o “espertinho” do Morgado responder ao Rui Tavares, que é bom rapaz, embora um pouco ingénuo, com uma treta sobre os especuladores (“especuladores somos todos nós; nós também especulamos sobre o futuro com a palavra, eles especulam com dinheiro”) e outra sobre a mudança de paradigma (“essa história da mudança é que está na origem da crise. Fora com o paradigma (é caso para dizer que o Vítor Ramalho tem outra ideia…) … e conclui com mais uma mentira sobre Paul Krugman, já aqui desfeita. A tal conversa dos salários.
Se esta gente - estes dois, o Lomba e o Morgado - é a gente nova que nós temos para governar o país, caminhamos para o renascimento do australopithecus africanus

1 comentário:

Jorge Almeida disse...

1º) Para que JM Correia Pinto veja a parte que não viu, e para que queira rever, reveja, aqui vai o link do programa:

http://tv1.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=26006

2º) Não sei se tem isso na agenda, mas hoje Manuel Alegre vai ser entrevistado na RTP 1, a partir da 20:45.

3º) Não vi o programa, mas tenho a dizer-lhe o que penso não ser novidade para ninguém. Nem toda a gente nova é gente boa, como tem acontecido ao longo das gerações.