segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CASA PIA: MARINHO E PINTO SEMPRE DO LADO DO DELINQUENTE




CONCEPÇÃO UNILATERAL, LIMITADA E ABSOLUTÓRIA DA JUSTIÇA

A primeira intervenção de Marinho e Pinto nos Prós e Contras confirma, em absoluto, a tese aqui defendida acerca da sua concepção da justiça. Marinho e Pinto não só age de forma irresponsável, como age também de forma socialmente perigosa.
A defesa, sem conhecimento do processo, que acaba de fazer da atenuação das penas aplicadas pelo tribunal, a ausência completa de compaixão pelas vítimas demonstrada na sua intervenção, fazem dele, hoje, a maior aberração da Justiça portuguesa.
Depois da sua lamentável intervenção, é de louvar a singela pergunta feita pela apresentadora do programa: “E as vítimas?”.
Marinho “entupiu”, engoliu em seco, perdeu a sua proverbial verborreia e acabou, como não podia deixar de ser, por responsabilizar a Casa Pia.
Um grande momento de televisão, sem dúvida, no melhor e no pior!
ADITAMENTO
No seu delírio persecutório Marinho e Pinto, em nova intervenção, não teve qualquer problema em considerar "poderosos" as vítimas da Casa Pia ou os seus defensores e clamar compreensão para os arguidos "amarrados há oito anos ao pelourinho da ignomínia".
Não há dúvida: há aqui um problema da saúde pública!
Daniel Oliveira, mais comedido, muito se esforça para não pisar o mesmo caminho. Enfim, mas se a discussão continuar até às duas da manhã ainda lá vai...

4 comentários:

Anónimo disse...

Marinho Pinto às vezes consegue passar a mensagem pelo estilo - truculento e populista -, mas cai-lhe a máscara com muita facilidade e frequência. Deixa entender, muito facilmente, quais os processos que lhe "interessam"(?) porque argumenta como advogado (parte) dos mesmo mandando às urtigas a posição institucional que usa como palanque. Uma lástima...

LG

Anónimo disse...

Trata-se de um homem desiquilbrado, extremamente populista, despudoradamente vaidoso, eleito essencialmente por parte do sector advocatício já na proletarização (situação que agora se não verificaria, porque vedou aos novos o acesso à profissão sem exame prévio à Ordem).
É a vergonha da representação da Advocacia, mas - atenção - está aí legitimado por eleições. Aguentem, seus pares ...
Parecendo ser justo e imparcial (caso do prédio dos CTT de Coimbra, p. ex.), é parcialíssimo na defesa das causas mais drásticas do PS, em especial das de Sócrates. Creio que teve ilusões de suceder a Alberto Costa como pretenso Ministro da Justiça. Lembrem-se duma das suas primeiras afirmações (cito de memória):"O processo 'Casa Pia' nasceu para decapitar a direcção do PS" ... É tenso, descontrolado, desbocado, com uma obcessão doentia contra as Magistraturas, em especial contra os Juízes. Como se, nos problemas reais da Justiça, não houvesse uma 'procissão' de culpados, a começar pelo Parlamento, pelo Executivo ... com certa Advocacia à frente (quando representa clientes chamados a Tribunal, na posição de réus ou de arguidos, onde tentam 'meter paus na engrenagem'). Certa Advocacia que, nesta querela, aparece sempre 'vestida de branco' (qual anjo), como se nada fosse com ela, com boa imagem em certa comunicação social (em geral muito mal preparada para tratar das questões judiciárias; ao contrário de várias outras matérias entregues a especialistas: economia/finanças, engenharia/aquitectura/ambiente, música/cinema/teatro/pintura, gastronomia, etc ...)
Aliás, Marinho Pinto, demorou a concluir o seu curso de Direito, tendo sido jornalista ainda como estudante e também já como jurista.
Neste comentário, aprecio tão só a conduta pública dum Homem que se senta na cadeira de Bastonário da Ordem dos Advogados !!!
CA

Jorge Almeida disse...

Doutor Correia Pinto,

já vem um bocado tarde, mas pronto ...

Link para o programa:

http://tv2.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=26006 (1ª parte)

http://tv2.rtp.pt/multimedia/progVideo.php?tvprog=26006&idpod=44236&partes=2 (2ª parte)

Luís disse...

Completamente de acordo.
Obrigado pelos seus posts, serenos, independentes e informados.Um abraço