sábado, 4 de setembro de 2010

JOSÉ TORRES


"O BOM GIGANTE"

Benfica deve-lhe muito. E o futebol português, embora menos, também.
Ausente de si, completamente esquecido por aqueles que tanto glorificou, poucos ou quase nenhuns até ontem se terão lembrado no “Benfica institucional" dos nove campeonatos que lá ganhou, das seis taças de Portugal que venceu e das três finais europeias em que participou.
Hoje, os clubes de futebol, principalmente os clubes com pergaminhos, são máquinas de fazer de dinheiro, sem tempo nem espaço para “olharem para trás”, a não ser numa perspectiva directa ou indirectamente lucrativa.
Também na Federação Portuguesa de Futebol ninguém até ontem se lembrou das mais de três dezenas de jogos em que José Torres vestiu a “camisola das quinas”, nem dos golos que marcou ao seu serviço, um dos quais decisivo para a conquista do 3.º lugar no Campeonato do Mundo.E nem mesmo do contributo que prestou, como seleccionador, para que a equipa portuguesa pudesse estar, pela segunda vez, representada num Mundial.
Também aqui, será mais lucrativo manter, a salários milionários, um incompetente Queiroz do que ter apoiado, mesmo que modestamente, um símbolo do futebol português.
No futebol, como no resto, é “capitalismo moderno”, sem contemplações, a ditar as suas leis. Apenas interessa o que dá lucro e é rentável. A solidariedade dá prejuízo...até ver!

2 comentários:

Dylan disse...

Há homens que têm o seu lugar reservado no Olimpo. Enquanto o país vivia numa letargia, havia alguém que insistia em erguer o nome de Portugal aos olhos do mundo na saudosa década de ouro do futebol português - a época de 60. A epopeia de José Torres e dos amigos Coluna, Cavém, Germano, Águas, José Augusto, Simões, Eusébio e Costa Pereira foi gloriosa. A maneira despretensiosa e romântica como o torrejano representava a Selecção nacional é um exemplo para os dias de hoje. A Torre inabalável do castelo encarnado só sucumbiu perante o esquecimento, mas para já, a minha memória distingue claramente quem ajudou a alicerçar o SL Benfica e dar ânimo a tantos portugueses sedentos de auto-estima.

http://dylans.blogs.sapo.pt/

Jorge Almeida disse...

Eis o link para o programa de homenagem a José Torres feito pela RTP:

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Jose-Torres-o-Gigante-que-goleou-o-Destino.rtp&article=372566&visual=16&layout=55&tm=44

Não sei porquê, focaram-se na carreira de jogador, esquecendo a carreira de treinador. Não foi brilhante treinador, mas apurar Portugal para um Mundial sempre é qualquer coisa (ainda por cima com uma FPF ainda mais trôpega e desastrada que esta).