sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A BOLINHA DE PAPEL


A MANIPULAÇÃO IMPUDICA

A manipulação dos media é hoje um verdadeiro caso de polícia. Vale a pena denunciá-la, vale a pena utilizar este extraordinário instrumento que é a internet para consegui ter voz onde antes só havia solilóquio.
Já não parece que tenha tanto êxito, ou que sequer valha a pena, as petições enviadas aos manipuladores pedindo pluralismo, isenção e coisas do género. É uma ingenuidade. O esforço que se despende nesse tipo de actividades pode ser mais eficazmente canalizado para outros tipos de luta.
Ainda há dias assistimos no Brasil a um espectáculo lamentável, quase obsceno, relacionado com a campanha eleitoral.
Na zona Oeste do Rio de Janeiro, o candidato José Serra, num confronto sem consequências entre os seus apoiantes e os de Dilma, levou com uma bolinha de papel na cabeça quando caminhava pela rua. A passeata do candidato continuou normalmente, sem que o próprio se tivesse verdadeiramente apercebido do que se passara, tão insignificante havia sido o “impacto”.
Cerca de vinte minutos depois, Serra recebe um telefonema e leva a mão à cabeça. Mais uns minutos e aparece uma ambulância. É transportado para uma clínica. Algum tempo mais tarde um “médico” explica a agressão “no parietal esquerdo” e fala em “tonteiras”. Tem, porém, que reconhecer que não existe qualquer ferimento visível e que os exames que ele afirma o candidato ter feito não revelam qualquer lesão.
A Globo, o Estadão e a Folha falam em violência e em agressão. O Público, em Portugal, sempre ao serviço da reacção, fala num rolo de autocolantes…Pouco tempo depois a SBT mostra as imagens e desmonta por completo a manipulação! As redes sociais e os blogues ridicularizam a campanha de Serra e encenação que imediatamente foi montada.
Moral da história: se actuarmos conjuntamente, se fixarmos os objectivos correctamente, se soubermos desprezar o acessório e atacar o essencial, poderemos vencê-los! Sim, estou a falar da mudança de Governo em Portugal e da luta que também tem de iniciar-se nas ruas a partir da próxima greve geral.
Se acreditarmos e lutarmos, venceremos!

2 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Fiz link, caro JMCorreia-Pinto.
Grande abraço.

Anónimo disse...

Caro Zé Manel:
- não fazendo quaisquer interpretações sobre o sucedido (aliás, bem nos lembramos do êxito de idêntico episódio em Portugal...), gostaria de lhe fornecer um complemento de informação: de facto, Serra levou com uma bolinha de papel. Mas também levou, minutos depois, com um rolo de fita adesiva, daquela castanha larga. Se fez moça ou não, não sei. Se era suficiente para ir ao hospital, julgo que não. Mas que levou, levou. Aliás, julgo que em cumprimento das indicações públicas, indesmentíveis e publicadas, dadas por Zé Dirceu em lide anterior, de que o PSDB precisava de “apanhar na rua e nas urnas”.
O seu a seu dono e no seu devido lugar.
Acho que ainda não tive oportunidade de lhe contar a história da “gata do Vitória”. Um dia conto-lha. Coitada de bichana, era cega de um olho. Só via pelo outro.

JR