sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

DUAS DIVISAS NA ZONA EURO



O PENSAMENTO POLÍTICO-ECONÓMICO ALEMÃO ... AO NATURAL



O ex-patrão dos patrões alemães, Hans-OlavHenkel, numa entrevista ontem publicada pelo jornal belga L'Echo, explica aos leitores a tese do livro que acaba de publicar na Alemanha - Rettet unser Geld; Deutschland wird ausverkauft -, segundo a qual se devem criar duas divisas na actual zona euro - uma integrada pela Alemanha e outros países do norte (Holanda, Finlândia, Áustria, entre outros possíveis) e outra composta pela França, Itália, Espanha, Bélgica, Portugal, Grécia, etc.

Com uma simplicidade desarmante, provavelmente semelhante àquela com o problema é visto na Alemanha, Henkel considera que somente por essa via se poderá manter a zona euro.

Não faltará em Portugal quem pense da mesma maneira. Isto é, quem aborde com a mesma leveza de espírito os problemas da zona euro, as suas causas e o modo de os superar.

Ao ler Henkel, a gente lembra-se de Cavaco, não tanto pela resposta ao problema em si, mas pelo modo como o mesmo é abordado. A mesma simplicidade, a mesma censura moral, em suma, a mesma incompreensão do que está em causa.

Sem comentários: