quarta-feira, 12 de setembro de 2012

VITOR GASPAR, O ANJO DA MORTE


 
TÃO PERIGOSOS COMO OS NAZIS

 

A situação é de facto muito grave. O fundamentalismo neoliberal internacional – FMI, BCE e Comissão Europeia – com o apoio e a militante colaboração de um destacado grupo de gauleiters portugueses, capitaneados por Passos Coelho, Gaspar, Portas (essa espécie de Von Papen de pacotilha), Moedas (o Göbbels menor de serviço), Mota Soares (o exterminador de velhos e demais desamparados da sorte), enfim, todos os que lá estão -  resolveu fazer experimentalismo social em Portugal, pela mão mestra de Passos Coelho e de Gaspar, tal como Josef Mengele, o Anjo da Morte, fez experiências “médicas” em centenas de presos de Auschewitz, ao serviço do nazismo.

Mengele, como se sabe, fez coisas monstruosas ao serviço da “medicina”, tão monstruosas que setenta anos depois ainda é difícil enumerá-las tal a repulsa que provocam em qualquer ser humano normal. É óbvio que Mengele nunca teria feito tais coisas se não tivesse um contexto – o nazismo – que não só abertamente as possibilitava, como verdadeiramente as exigia com vista ao apuramento da raça. Mengele não era uma besta nazi analfabeta ou um arruaceiro bávaro que vagabundeava pelas cervejarias de Munique. Era doutor em Antropologia pela Universidade de Munique e em Medicina pela de Frankfurt. Infelizmente, apesar da derrota do nazismo, Mengele acabou os seus dias tranquilamente a exercer medicina no Brasil (sob falsa identidade) depois de ter vivido na Argentina e no Paraguai. Se tivesse sido apanhado teria certamente sido condenado à morte!

E então aqueles que para “melhorar a qualidade da oferta” roubam mais de dois salários por ano aos trabalhadores e mais que duas pensões aos reformados, aqueles que com o mesmo objectivo transferem milhares de milhões do trabalho para o capital, seja para praticamente isentar as empresas do pagamento da segurança social, seja para capitalizar os bancos, seja para pagar rendas obscenas à EDP, seja para pagar PPP com taxas de lucro fabulosas, seja para o que for, aqueles que por essa via vão contraindo severamente a procura, lançando o país numa profunda recessão e mandando para o desemprego, para a miséria e para a pobreza milhões de cidadãos, então estes que tudo fazem em nome de uma experiência social de natureza económica podem ficar impunes perante tão grande e desmesurado sacrifício humano?

Estes experimentalistas que actuam no quadro de um radicalismo capitalista de feição neoliberal não podem ficar impunes. As suas experiências tal como as repugnantes “descobertas” do doutor Mengele têm de ser condenados. Tal como Mengele, também eles têm bons modos, voz mansa, alguns são doutores por grandes universidades, outros infelizmente nunca estudaram, andaram na gandulice e na traficância política desde tenra idade, tendo-se contentado com uma espécie de “novas oportunidades” ou de equivalências batoteiras, mas tanto uns como outros, fanaticamente ao serviço de uma ideologia que serve o capital e grandes interesses estrangeiros, se recusam a fazer o óbvio insistindo perversamente num experimentalismo social que desgraça a maioria do povo.

Não podemos ficar à espera que alguém faça por nós o que a nós cabe fazer. Temos que construir uma sociedade na qual caibam com dignidade os nossos filhos e os nossos netos, onde os velhos e os que por razões de idade ou de saúde já não podem colaborar ou continuar a colaborar activamente no processo produtivo não sejam tratados como lixo a incinerar o mais depressa possível.

Para que esse objectivo se torne possível – e é indubitavelmente possível construir essa sociedade – aqueles que tomaram as rédeas do poder para se colocarem servilmente ao serviço de interesses estrangeiros, que saqueiam o povo para transferir despudoradamente o produto do saque para um pequeno número de capitalistas, aqueles que fazem tudo isto na base de uma fanática convicção ideológica que os identifica com aqueles interesses, têm de ser banidos sem contemplações. Quando se chega ao ponto a que se chegou, quando a governação se confunde com um bando de malfeitores, todos os meios são legítimos. Sem nunca perder de vista o fundamental, inspiremo-nos nos grandes exemplos da História de Portugal que todos aprendemos na escola: no exemplo do povo de Lisboa que da torre da Sé lançou para a rua o bispo castelhano e deixou que depois de morto fosse comido no Rossio por cães vadios; no exemplo da Padeira de Aljubarrota; no exemplo do Mestre que defenestrou o Conde Andeiro; no exemplo dos que em 1640 deram a Miguel de Vasconcelos o castigo que merecia.

Eles, tal como os nazis, é que declararam a guerra. Vão ter a resposta que merecem!

 

2 comentários:

Anónimo disse...

Nao ha nada a fazer...Portugal tambem faliu intelectualmente. Tudo se encaminha para os" mandamentos"g politicos, que como os de Moises se resumem em dois: Por aqui os Democratas dizem: Todos por um e um por todos. Os Republicanos dizem: Cada um por si!!! E, estes vao de vento em poupa...a gasolina
a chegar aos 5 dolares o galao..a morte do embaixador
a polimica dos Islamicos, o desemprego a subir, o dollar a desfazer-se... As greves de Chicago... Israel a tirar os seus dividendos na campanha.. os emigrantes em revolta...Tudo preparado para o fim da era Obama!!!

Anónimo disse...

É isso mesmo. TÊM QUE TER A RESPOSTA QAUE MERECEM.
V