segunda-feira, 14 de março de 2011

SÓCRATES DISSE O QUE SE ESPERAVA


PSD NÃO TEM NADA PARA DIZER

Sócrates aplicou ao PSD mais um golpe no qual Passos Coelho caiu que nem um “patinho”.
É óbvio que se Sócrates tivesse dito cá dentro abertamente o que andava a tramar com Bruxelas para apresentar a Merkel, o PSD por razões meramente tácticas ter-se-ia posto de lado, e o anúncio de Sócrates ao Conselho Europeu já não se poderia fazer ou, se fosse feito, não teria força nenhuma.
Para evitar esse cenário, Sócrates no seu melhor estilo de “chicoesperto” colocou o PSD perante o facto consumado e tirou as consequências: se o PSD desaprovar as medidas, fica com responsabilidade da crise política; e se ganhar eleições fica com o ónus de apresentar sob a sua responsabilidade exclusiva o mesmo ou pior do que aquilo que agora rejeitou apoiar; se aprovar as medidas anunciadas, fica associado a elas e será tão responsável quanto o PS.
Se Passos Coelho fosse tão “esperto” como Sócrates teria, na própria noite em que este fugazmente lhe comunicou o que no dia seguinte iria fazer, convocado a imprensa para dar conhecimento do que Sócrates escondera, dando logo a saber a posição do PSD.
Não o fez e agora não tem nada para dizer como se viu pela declaração do melífluo Relvas. Como pode ter algo para dizer…se está de acordo?
E Cavaco também terá muito pouco para dizer. Pelas mesmas razões.
Tanto o PSD como Cavaco só podem refugiar-se nas questões institucionais, que são importantes, mas com as quais Sócrates convive muito bem por saber que ficam à margem das preocupações do “eleitor português”.
A conversa de um lado e do outro está vista. A conversa pode ser diferente, mas o objectivo é o mesmo. Com esta gente não vamos a lado nenhum!

Sem comentários: