quarta-feira, 15 de setembro de 2021

TEXTO PUBLICADO NO FACEBOOK EM NOVEMBRO

 ELEIÇÕES AMERICANAS - O VOTO ANTECIPADO POR CORRESPONDÊNCIA

Para começar, acho um pouco estranho que a generalidade dos comentadores portugueses, repórteres incluídos, saibam que o voto antecipado é maioritariamente favorável a Biden. Em que se fundamentam? Em sondagens anteriores à contagem dos votos ou em projecções feitas com base nos votos já escrutinados? Isso eles não explicam. No seu entendimento basta-lhes divulgar uma verdade revelada.
Outra questão que não vejo explicada em sequer discutida em nenhum lado, nem mesmo pelos poucos (muito poucos) que conhecem com algum rigor o sistema eleitoral americano, tem a ver com a regulamentação do voto antecipado por correspondência. Como funciona este voto, como se controla?
Não tenho encontrado resposta para esta pergunta que me surgiu mal vi numa reportagem televisiva um número considerável de eleitores americanos a introduzir num espaço público o seu voto numa espécie de caixa do correio.
Na minha ingenuidade - apesar de conhecer os Estados Unidos e saber que é um Estado dual tão vincado como o Brasil ou outros Estados americanos ou como eram (se é que não continuam a ser) certos Estados africanos - na minha ingenuidade, dizia, supunha eu que os eleitores se deslocavam a uma qualquer secção de voto, onde se fazia a sua identificação e a confirmação da sua inscrição nos cadernos eleitorais, sendo-lhe depois atribuído um boletim de voto no qual faziam a sua escolha, enviando-o na presença daquela entidade pelo correio, mediante a sua introdução numa caixa do correio lá colocada.
Pelo que eu vi as coisas não se passam assim. De modo que permanece o mistério, que muito agradeço que alguém me possa desvendar, de saber como vai o boletim de voto parar às mãos do eleitor, como se sabe que é ele que faz a escolha., como se sabe que cada eleitor só vota uma vez. Enfim, coisas comezinhas em qualquer Estado da Europa Ocidental.
Pelo que ouço ninguém, no simples plano do comentário, se preocupa com isto, tão interessados estão em atribuir a vitória a Biden com base na tal máxima de que "o voto antecipado por correspondência favorece os democratas".
Hoje à tarde um Senhor doutor mostrava-se muito satisfeito por achar ou ter a convicção de que os votos por correspondência são "contados" correctamente! Era o que faltava: os escrutinadores não saberem contar. Francamente...
Em conclusão: também admito pela obscuridade que envolve todo este processo que poderemos estar perante uma fraude gigantesca.

Sem comentários: