quarta-feira, 8 de abril de 2015

PRESIDENCIAIS


SAMPAIO DA NÓVOA E O PS

 

Face ao que se perfila pelo lado da direita, a esquerda entendida em sentido lato, de modo a nela englobar o PS, só pode ganhar as presidenciais se apresentar um candidato susceptível de recolher o voto à esquerda do PS e simultaneamente for capaz de fazer o pleno do PS. Para isso terá de ser alguém oriundo do PS que a outra esquerda aprove sem reticências. Não é fácil. E mais difícil se torna quando o PS tem um secretário-geral sem capacidade política para tomar a iniciativa que anda manifestamente a reboque dos acontecimentos.

Nóvoa, tanto quanto se percebe, aparece à revelia de Costa, com o apoio de Soares, sendo todavia um candidato a que o hesitante e inconclusivo António Costa não desdenharia dar o seu apoio pela comodidade que tal candidatura lhe traria no plano da condução interna da política partidária – dispensava-o de ter de escolher entre vários potenciais aspirantes (quase todos fracos).

Todavia, já se percebeu, pelas reacções que vieram a público de gente com peso no aparelho que desta vez a habitual manha de Costa não terá êxito. Uns porque contavam ser escolhidos, outros porque não querem gente de fora, outros ainda porque reconhecem que Nóvoa não é um candidato aglutinador, ou seja, uns por umas razões, outros por outras trazem à evidência um PS relativamente esfrangalhado para a batalha das presidenciais que se aproxima.

A partir daqui não será difícil antever nova derrota nas presidenciais com consequências devastadoras no plano político-constitucional. O PS não aprendeu nada com Cavaco. Ou talvez pior: o PS não considera grave a permanência de Cavaco em Belém por 10 anos. Para o PS importante é ganhar as legislativas. Simplesmente, ganhar…já que de política lhe parece bastar a receita de Passos e Portas com alguns arredondamentos. Os possíveis.

11 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Bingo
meu amigo

Abraham Studebaker disse...

Os grandes êxitos da política do centro-direita na Europa e no Mundo,com toda a Paz e Bem-Estar proporcionada,são a medida da exactidão das teorias científicas em que tal política se ancora. E a certeza que não há alternativa! Agora a sério: Então ninguém conhece um português de esquerda,sério,com experiência de uma vida inteira,capaz de ser um Presidente digno? Sabemos de quem falo,não sou propagandista de feira. Consolação final:Elejam quem calhar,verifica-se o axioma Tiririca:pior não fica!

Anónimo disse...

Não sejamos tão pessimistas. Sampaio da Nóvoa dará um bom (eu diria mesmo excelente) candidato presidencial. Possui todos os requesitos para tal. O PS apoiará, mais tarde ou mais cedo, esta candidatura. Não lhe restará outra alternativa. Guterres seria um fraco candidato, Vitorino pior, bem como Gama. E Sampaio Nóvoa faz bem em "adiantar-se" já, para melhor se dar a conhecer e para não ser um candidato "resultante do que se vier a passar nas Legislativas" (o que é sempre má política), as quais, não irão dar uma maioria absoluta ao PS - e ainda bem. Este PS/Costa não a merece. Agora, se o PS avançar com um candidato seu, este e Nóvoa acabarão por se anular, o que prejudicará bastante o PS. E a Esquerda. Não fará pois sentido nenhum, caso Sampaio Nóvoa avance mesmo até ao final deste mês, como dizem, que, nesse caso, o PS e Costa se decidam, depois do resultado eleitoral de Outubro, apresentar o "seu" candidato. Estaria votado a uma derrota, podendo arrastar com ele Sampaio da Nóvoa. E, deste modo, até o Prof. Pardal poderia ganhar as Presidenciais. A Direita não tem ninguém capaz de as ganhar. Não dou um chavo pela aposta em Marcelo Rebelo de Sousa ou outro nome qualquer já ouvido. Mas, se o PS se decidir dividir, caso Nóvoa avance, então a Direita ganha. O PS, quando muito, tem até ao final de Abril, de decidir apresentar um candidato. Depois será tarde, visto entretanto Sampaio da Nóvoa já ter anunciado a sua. E, deste modo, ou Costa avança até aí um nome, ou terá de aceitar Nóvoa. Acredito que Sampaio da Nóvoa, se o candidato do PS for forte e credível, acabaria por recuar, para não dividir. É um homem sério, para além de brilhante e de Esquerda.
Fica a sugestão: ou o PS vai buscar FSC, ou então aceita e dá todo o apoio a Sampaio da Nóvoa.
a) Leitor atento

O Puma disse...

Costa não vai Seguro

Anónimo disse...

Ao contrário do que para aí se diz as eleições mais importantes são as presidenciais. Quem as ganhar controla o ciclo político. Se o ps ganhar em setembro/outubro mas perder as presidenciais pode estar descansado que não dura muito no poder. Quando a coisa estiver a correr mal o tapete foge.

Aos apoiantes de Gama: um peixe de águas profundas, uma garoupa e com o carisma duma garoupa. vai encher as praças.

Albino M. disse...

Eu ando entusiasmado com a prestação do PS (do Costa, mas também do líder parlamentar, não me obriguem a escolher).
Entusiasmados, todos nós. Mal dormimos, de excitados.
Felizes, contentes, satisfeitos, que mais pode pedir-se?

Anónimo disse...

Talvez, não sigo, mas com o que lá estava era morte certa. Quando não se tem como ambição mais nada do que ser o nr. 2 de passos mais vale dar a maioria absoluta a este. Não deixa de ser engraçado ver quem são os apoiantes de gama e Amado, diga-se. Tudo pessoal ligada a seguro. Grande sonho? O bloco central. Com alternativas destas mais vale ir à pesca.

João disse...

Eu gostava de fazer uma pergunta, as se calhar impertinente: então e se, quando as lutas internas não têm mais substância do que as de corridas de galos em direcção ao poder, em vez de as discutirmos, as denunciássemos, arrancando uma a uma as máscaras dos farsantes (que é como quem diz, as penas dos galarós)?

Rogério G.V. Pereira disse...

Fiz link, como não podia deixar de ser...

Anónimo disse...

Era interessante que Sampaio da Nóvoa para se distinguir e descomprometer do Ps e por invés comprometer-se com o povo explicasse melhor como pensa desenvolver e pôr em prática a «luta intransigente pelo estado social»(sic) ou seja se é contra aquilo que o ataca - o tratado orçamental, a não reestruturação da dívida e por consequência a UE. Não lhe basta dizer que é europeu isso somos todos nós.

Unknown disse...

thank you

سعودي اوتو