terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

ESPANHA – VETOS CRUZADOS




PEDRO SANCHEZ EM GRANDES DIFICULDADES 

Não está fácil a formação de um Governo em Espanha na actual composição parlamentar. Sanchez, muito pressionado pelos “barões”, tenta a quadratura do círculo: um governo com Ciudadanos e com Podemos. Mas Ciudadanos não aceitam pertencer a um governo em que esteja o Podemos, nem sequer abster-se. E Podemos, neste quadro, como diz Iglesias, nem tem que se pronunciar.

PP (Rajoy) votará contra um Governo PSOE/Ciudadanos e o mesmo fará o Podemos. Aliás, Rajoy já informou que o PP só participará em governos liderados por ele.

Uma aliança PSOE/Podemos precisa de mais 15 deputados (votos a favor ou abstenção) para passar. Tanto o PP como os Ciudadanos já declararam que votarão contra. Como os socialistas impuseram a Sanchez a recusa de aceitação da abstenção dos independentistas da Catalunha, tendo também um dos partidos catalães (Democracia e Liberdade) declarado que votaria contra tal aliança, restam os deputados da Izquierda Unida e do PNV…que não são suficientes.

Entretanto, multiplicam-se as pressões para a formação de um governo PP/PSOE ou, no mínimo, um governo PP/Ciudadanos com abstenção do PSOE. Pouco provável depois de tudo o que Sanchez já disse, a menos acontecesse algo que também não parece provável: a renúncia de Rajoy e a sua substituição por alguém menos ligado à corrupção.

Se esta última solução (muito do agrado dos “barões” do PSOE e já publicamente apoiada por Felipe Gonzalez) fosse posta em prática, Sanchez perderia a face e o PSOE o papel de partido alternativo, intensificando muito provavelmente a sua “pasokização”.

Daí que o mais provável seja a convocação de novas eleições, parecendo agora que os mais prejudicados com esta solução seriam o PSOE e os Ciudadanos.

Insistimos na “questão espanhola” porque estamos plenamente convencidos que somente uma solução à esquerda em Espanha poderia garantir algum alento à actual solução governativa portuguesa.

Sem a voz de um grande país que não tenha dúvidas em secundarizar o Tratado Orçamental relativamente à defesa do estado social (promessa que Sanchez não se tem cansado de repetir e, obviamente, também Iglésias) vai ser muito difícil a um país pequeno, como Portugal, resistir à chantagem de Bruxelas, internamente apoiada pela direita anti-patriótica do PSD e do CDS, mantendo-se a nossa governação no quadro do chamado plano A.

E há condições políticas para ameaçar pôr em prática o Plano B? Ninguém duvidará, sejam quais forem as intenções de quem governa, que estão sendo dados passos muito importantes para demonstrar a inviabilidade do Plano A. Ou dito de outra maneira: começa a ficar evidente aos olhos dos democratas que o Plano A pressupõe a inutilidade do voto popular, a aniquilação da democracia e a completa submissão a uma doutrina económica transformada em norma constitucional pelos agentes do capitalismo neoliberal de dominante financeira.

Não se trata, como alguém ainda ontem disse, de ver a União Europeia como uma URSS sem KGB. Trata-se de muito mais do que isso. Trata-se de impor a governação económica capitalista de acordo com uma determinada doutrina económica com exclusão de todas as outras. E isto é novo. Nunca isto tinha acontecido antes nem nos países capitalistas, nem nos países socialistas. Antes desta hegemonia do capital financeiro e do monetarismo, o que existia eram diferentes sistemas de organização das sociedades. Digamos, para simplificar, umas que só poderiam alicerçar-se na apropriação individual dos meios de produção e na livre iniciativa e outras na apropriação colectiva dos meios de produção. Mas não havia em nenhuma delas a obrigação constitucional de economicamente as gerir apenas e só de acordo com uma determinada doutrina económica. Em capitalismo havia várias experiências que coexistiam no tempo em diversos países ou que no tempo se sucediam em busca daquilo a que poderíamos chamar a eficiência do sistema. O mesmo se poderia dizer relativamente aos países socialistas, porventura com menos variantes, mas sempre com múltiplas experiências e com idênticos objectivos.

A situação com que hoje nos deparamos na Europa é nova e tem consequências políticas assustadoras. Deixá-la consolidar corresponderá a um dos maiores retrocessos civilizacionais dos tempos modernos. Por isso, é bom que todos nos vamos preparando para, mais dia, menos dia, termos de pôr em prática o plano B.

3 comentários:

Anónimo disse...

Como diria o A. Cunhal, a verdade é como o azeite, vem sempre ao de cima.

Ou seja, não há futuro para os povos na europa do capital!

A.Silva

João disse...

Carecemos de um contraponto à vacina Grega, como de pão para a boca. Tanto mais que os tambores da guerra fazem sempre ecoar o seu som surdo, quando do lado da racionalidade já nada sobra.

Anónimo disse...

Não haja dúvida, quem, desde o início, tem tido alguma coerência neste matéria tem sido o PCP (veja-se o que então dizia e escrevia CCarvalhas) embora, desde há algum tempo, venha a matizar (tacticamente talvez) a sua visão - não propõe a saída do euro/cee apenas a preparação para essa eventualidade-. Agora a veredadinha: quem é a favor dos tratados tem que os cumprir quem é contra abandona a carroça. É evidente que esta clarificação não é própria dos políticos...são a favor de uma coisa e do seu contrário... Claro que dizem ah.. mas a Alemanha também violou os limites (argumento falacioso na essência), ah... mas a França .. a Itália também não cumprem.... Pois, mas como canta o Quim Barreiro "!só pode quem pode".

ps Só agora uma série de gentinha acordou (e vão esquecer rapidamente) para o regabofe da Entidades Reguladoras, as Altas(altíssimas)Autoridades etc. Indignam-se muito mas esquecem logo a seguir, o Banif faz esquecer o Bes, este o BCP, este o BPN. A Nova Maioria poderia ter dado prioridade a estes casos mas não, a adopção pelos homosexuais é que era decisiva, até nisto o PC se engana, muita gente que lhe era fiel começou a torcer o nariz à sua adesão aos temas da canalha do Bloco. Faço votos, para bem dos espanhóis, que a tralha dos podemistas não possa continuar a debochada do Sapateiro.