quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O NOTICIÁRIO INTERNACIONAL

CHÁVEZ E A COLÔMBIA

As grandes agências internacionais de notícias do mundo capitalista ocidental e os órgãos de informação nacionais do respectivo espaço territorial sempre que têm de relatar factos relativos a países ou regiões não alinhados com a política ocidental deturpam completamente a realidade com total falta de pudor. Relativamente ao noticiário interno dos países de que são oriundas essas agências ou outros órgãos de informação, ainda é possível encontrar algum pluralismo, em virtude de representarem interesses diversos. Todavia, quando se trata de relatar factos respeitantes aos tais países não alinhados ou hostis, esse pluralismo desaparece por completo. E todos, mas todos, sem excepção, dão uma versão distorcida dos factos.
Toda a gente sabe que a Colômbia permitiu às forças armadas americanas a utilização de sete bases militares, numa verdadeira operação de cerco da Venezuela e, simultaneamente, privilegiando a instalação do poderoso vizinho do norte numa zona estrategicamente muito sensível – a Amazónia – onde confluem interesses da vários países sul-americanos, a começar pelo Brasil.
A cedência das bases militares pela Colômbia originou um intenso mal-estar não apenas nos países limítrofes, mas em toda a América Latina. Hugo Chávez tem denunciado com firmeza a atitude da Colômbia e dos Estados Unidos e tem interpretado o “cerco” como uma verdadeira declaração de guerra. Ontem, num acto público disse, no seu estilo, que não há lugar para mais abraços e que a Venezuela tem de se preparar para o corte de relações com a Colômbia.
Pois a dita imprensa ocidental noticia a posição da Venezuela dizendo que “Chávez faz subir a tensão com a Colômbia a três dias da cimeira ONASUR”.
Só falta concluir que a Colômbia “baixou” a tensão quando cedeu as sete bases aos americanos…

Sem comentários: