quinta-feira, 19 de novembro de 2009

MUNDIAL 2010 - FRANÇA - IRLANDA



IMPÕE-SE A REALIZAÇÃO DE UM NOVO JOGO

De facto, o futebol reúne todas as condições para ser um jogo dirigido por batoteiros. Hoje, muito mais do que no passado, em virtude do papel desempenhado pelas novas tecnologias, é perfeitamente possível determinar, na maior parte dos casos com muita exactidão, até onde vai o erro humano. Todavia, esta imensa vantagem não é tomada em consideração pelo futebol, contrariamente ao que se passa ou passaria em todos os demais domínios se essas mesmas possibilidades existissem, que prefere manter o princípio de que um erro, qualquer que seja a sua dimensão, ou animus com que é praticado, dolosa ou negligentemente, não tem qualquer consequência desde que não seja “atalhado” na hora!
Há no futebol uma espécie de “usucapião instantâneo”, que prescinde de quase todos os requisitos para ser legal, salvo do facto que o origina, que de imediato torna regular e lícito o que, instantes antes, seria irregular e ilícito se tivesse sido, ou quisesse ter sido, detectado.
Todos os domingos situações de gravidade diversa acontecem nos campos de futebol, acabando muitas delas, quando ocorrem involuntariamente, por vir a ser compensadas mais tarde com outras de sentido inverso que beneficiam quem antes havia sido prejudicado.
Há, porém, casos em que esta compensação não é possível. Foi o que aconteceu ontem no Stade de France entre as equipas da França e da Irlanda. Numa eliminatória que estava empatada, a França com uma jogada duplamente faltosa acabou fazendo um golo clamorosamente irregular. Uma irregularidade que toda a gente viu menos o árbitro. Do seu sancionamento resultou a eliminação da Irlanda e a consequente impossibilidade de esta selecção estar presente no Mundial da África do Sul.
Impõe-se num caso desta gravidade a repetição do jogo, melhor, a realização de um terceiro jogo de desempate, em terreno neutro.
Não é de acreditar que a FIFA, organização omnipotente onde as histórias de corrupção são mais que muitas, faça justiça. O futebol dá-se muito melhor com a batota e com a corrupção do que com a justiça…

1 comentário:

Anónimo disse...

Totalmente de acordo!
É uma vergonha que deixa todos os amantes do desporto tristes.
Só que a França será sempre "A França".....A ver vamos!