quinta-feira, 29 de julho de 2010

NOTÍCIAS DO MUNDO EM TEMPO DE FÉRIAS (1)

A CATALUNHA E OS TOUROS

O Parlamento da Catalunha vingou-se do acórdão do Tribunal Constitucional: proibiu as touradas a partir de 2012. É uma decisão maioritária, como não poderia deixar de ser, mas não é muito expressiva: 68 votos a favor, 55 contra e 9 abstenções. Embora a democracia funcione, como regra, com base na maioria simples: ganha quem somar mais votos a favor, a verdade é que numa lei como esta em que se queria afrontar a “barbárie” espanhola e marcar a diferença da sociedade catalã relativamente a um dos grandes símbolos de Espanha, a fraca expressividade da proibição reúne todas as condições para ser contestada.

Em todo o caso, parte do objectivo está alcançado. A Espanha “profunda”, a da Guardia Civil, a do chapéu tricórnio, a do touro que resistiu aos regulamentos comunitários, a dos herdeiros de Franco, já reagiu com veemência a ponto de o presidente do PP, Rajoy, ter anunciado que levará o assunto ao Congresso nacional. Mas a “outra” Espanha, embora não tenha sido tão expressiva, também não reagiu bem.

De certo modo, a Espanha de direita e de esquerda não gostou. Tanto pior para Espanha. É que se a reacção tivesse sido só de um lado sempre se poderia voltar a citar António Machado e falar nas “Duas Espanhas”, mas sendo a rejeição mais abrangente bem pode o Parlamento catalão dar-se por feliz por com a sua deliberação ter marcado a diferença entre a Espanha e a Catalunha.

Sem comentários: