REFLEXOS DA SITUAÇÃO
ESPANHOLA EM PORTUGAL
Como se previa, o Partido Socialista Obrero Español (PSOE), não
obstante as suas origens (longínquas, é certo), não teve a coragem política
necessária para se afastar do pastoso centro político espanhol e lograr a
formação de um governo que pudesse marcar uma nova era política para a Espanha,
quiçá, para a própria Europa.
Não é à toa que se frequentemente se diz que, às vezes, as aparências
iludem. À partida, de todos os partidos socialistas, sociais-democratas e
trabalhistas da Europa, aquele que, não apenas pelas suas origens mas também pelo
seu passado político, aparentemente estava mais longe de procurar alcançar um
entendimento com as forças de esquerda era sem dúvida o Partido Socialista Português.
E, todavia, para espanto da Europa e raiva incontida da direita portuguesa,
acabou por ser ele a viabilizar esse acordo e a pôr em prática uma política que,
embora não constitua uma ruptura declarada com as políticas impostas por “Bruxelas”,
nem por isso deixa de constituir, num quadro político marcado pela permanente ameaça
e por chantagens de toda a ordem, um sinal inequívoco de desalinhamento e
discordância da ortodoxia dominante.
Obviamente, que o êxito desta política fica seriamente comprometido
com o impasse político espanhol. Ninguém pense que será pelo agudizar da crise
europeia resultante do agravamento dos fluxos migratórios e de refugiados e da incerteza
sobre a continuidade do Reino Unido na União Europeia, eventualmente de mais
dois ou três países se o referendo britânico decidir pela separação, que as
coisas ficarão politicamente mais fáceis para os que ousam discordar e
divergir. Pelo contrário, será exactamente nos momentos mais críticos que a
ortodoxia dominante no plano económico e financeiro tenderá a impor-se com mais
rigidez e sem contemplações pelos mais frágeis.
Essa a razão por que para Portugal era fundamental uma
solução política em Espanha que, no mínimo, acompanhasse o “desalinhamento”
português.
Isso, porém, não vai acontecer. As esperanças que em certos
sectores chegaram a despontar, quando Pedro Sanchez fez votar o princípio de as
negociações para a formação do Governo serem aprovadas por referendo dos
militantes socialistas, cedo se desvaneceram mal se tornou claro que a manobra
política de Sanchez, ao aceitar a investidura real, tinha fundamentalmente em
vista pô-lo a coberto de uma mais que provável substituição decidida por
congresso antes da realização de novas eleições gerais.
Este objectivo já Pedro Sanchez o conseguiu. Quando a 2 de
Maio próximo o Rei dissolver a Câmara e marcar novas eleições para Julho será
com Pedro Sanchez, como Secretário-Geral, que o PSOE concorrerá a estas
eleições.
Só que tudo o resto fica por decidir, se o novo cenário pós
eleitoral não for, como se supõe que não será, muito diferente do actual.
Muito provavelmente, Rajoy continuará à frente do PP, apesar
ele constituir hoje o mais evidente sinal de impasse de qualquer solução política
ao centro. Rajoy, durante cuja chefia o partido se atulhou em corrupção,
entende, tal como Passos cá, que ganhou as eleições, prevalecendo-se desse
facto para não deixar pôr termo a uma carreira política que dificilmente terá futuro.
Não sendo crível o regresso a curto prazo do bipartidismo em
Espanha, os Ciudadanos continuarão a insistir na saída de Rajoy da cena
política como condição indispensável a uma solução política ao centro, seja ela
com o PSOE e abstenção do PP, seja tripartida, seja com o PP e abstenção do
PSOE, embora as preferências deste emergente partido político de centro direita
vão claramente no sentido de um governo tripartido.
Sem grandes possibilidades de continuar a “jogar” ficará
certamente Pedro Sanchez. Alcançado o seu objectivo número um – manter-se no
cargo -, vai ter de apresentar ao eleitorado, uma, de duas propostas: ou a insistência
numa solução tripartida (com Ciudadanos e Podemos) e voto contra qualquer solução
que entregue a chefia do Governo ao PP – solução que dificilmente terá
viabilidade pelas mesmas razões que hoje também não teve; ou busca de uma
solução à esquerda com Podemos e outros partidos, hipótese em que ninguém
acredita não apenas por força da posição marcadamente à direita de uma parte
muito significativa dos socialistas, mas também pelo clima de crispação
propositadamente mantido por Iglesias como resposta aos sectores mais
conservadores do PSOE.
É deste previsível impasse que Pablo Iglesias procurará
retirar os melhores dividendos. De pouco valerá a Sanchez esgrimir o argumento
de que foi o Podemos que impediu, juntamente com a direita, um Governo do PSOE.
Ou que terá sido a arrogância de Iglesias a inviabilizar esse acordo. Será
muito mais fácil a Iglesias demonstrar que Sanchez não tinha “autorização” do partido
para se entender com a esquerda para daí concluir o óbvio: que sem o Podemos
não há solução alternativa em Espanha nem qualquer hipótese de governo de
esquerda.
A Espanha tem dois problemas de difícil solução que não
deixarão de existir por não serem directamente encarados na situação em que
agora se encontram. Um, é o problema territorial. Esse problema não se agudiza
com a democracia como alguns tendem a fazer crer. Esse problema agudiza-se com
as crises (com a crise actual, como noutras eras se agudizou com outras crises)
e só pode ser resolvido democraticamente. Resolvê-lo democraticamente é devolver
aos directamente interessados o direito a decidir. O PSOE está tão longe de
aceitar esta solução quanto o PP, daí a grande dificuldade de um entendimento à
esquerda. O outro, é a busca de uma solução política verdadeiramente
alternativa; uma solução que inicie um processo de rompimento com as políticas
impostas por Bruxelas e simultaneamente, no plano puramente interno, crie
condições para um verdadeiro combate à corrupção – autêntico flagelo da sociedade
espanhola – e promova a coesão social tão profundamente abalada nestes últimos
seis anos.
Para a resolução deste problema o PSOE poderia, sob a actual
direcção, dar um valioso contributo se não estivesse, como está, verdadeiramente
atado de pés e mãos pelo problema territorial.
Em conclusão: as coisas não estão nada fáceis para a Espanha
nem seguramente irão ficar nos tempos mais próximos. E Portugal sofrerá com isso...
2 comentários:
A estrutura política e jurídica na Europa que ainda se adjectiva de União vai de adiamento em adiantamento até até ao deslaçamento final, isto é o que à primeira vista parece. Será que os superiores interesses vão barrar a marcha do regresso dos soberanismos ukpistas, lepenistas e aparentados? A derrocada é certa, mas quando? E, nessa altura que sobreviverá? Há quem pense que será um regresso ao passado mas, como na física, é uma inconsistência real, só possível na imaginação. Para já constitui uma dupla barreira à regularização das questões "territoriais": dificulta os processos seccionistas, como o catalão, e dificulta os processos de normalização que, em princípio, se lhe oporiam no contexto do exercício normal de uma soberania, como a espanhola. Por outro continua a ser alimento de engorda para os demagogos de todas as latitudes que, incapazes de atacar os problemas, se refugiam declarada ou sub-repticiamente nos "constrangimentos criados por "Bruxelas""; estão todos a perder, desmontem a barraca!. Por fim não percebo o que quer dizer com " devolver aos directamente interessados o direito a decidir". No caso dos seccionistas espanhóis, quem são os "interessados",(os seccionados não são parte?) e se se desencadearem processos do tipo matrioska, não é difícil desencadeá-os, o que se lhe segue? A guerra! Os Balkãs exemplificaram, o Cáucaso também, e está tudo em aberto, isto é longe, ao contrário da Espanha! Penso que foi o Ortega e Gasset que disse que "quem resiste vence", que vai resistir? On verra.
lg
Bem vindo de volta.
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