quarta-feira, 1 de outubro de 2008

CONSEQUÊNCIAS DAS ELEIÇÕES NA BAVIERA



A CSU PERDE A MAIORIA ABSOLUTA


As eleições na Baviera não serão certamente no actual momento histórico o acontecimento mais relevante da actualidade, mas o facto de a União Social Cristã, que governa a Baviera há mais de quatro décadas, ter perdido, no domingo passado, a maioria absoluta, pode vir a ter consequências importantes em Berlim.
A CDU de Angela Merkel precisa dos votos da CSU para ganhar as eleições federais em 2009. Todavia, o partido irmão da Baviera responsabiliza a política demasiado centrista da Chanceler pela derrota do passado domingo. Como Merkel, na presente legislatura, tem que governar em coligação com os social-democratas, a pressão que os bávaros venham a exercer sobre ela no sentido de uma política mais próxima da “identidade democrata-cristã” pode originar fissuras na coligação num momento que não é particularmente tranquilo.
Não deixa de ser curioso o espanto com que foi recebida a notícia da derrocada eleitoral da CSU, que na eleição do último domingo perdeu 17 pontos. A CSU ganha as eleições na Baviera consecutivamente há meio século e os comentadores que dominam noticiário internacional acham o facto normal. Como normal é considerado o facto de o PSOE ter ganho sempre as regionais (e muitas vezes as legislativas) de Castilla-La Mancha desde que há democracia em Espanha. Por que razão, noutros países ou noutras regiões, as vitórias consecutivas de um partido ou do mesmo líder político são consideradas suspeitas?

Sem comentários: