quinta-feira, 2 de outubro de 2008

JOGARÁ AMANHÃ PALIN O SEU FUTURO NA LISTA DE McCAIN?



SÃO JÁ MUITOS OS QUE NÃO A QUEREM


Segundo alguns comentadores americanos, Sarah Palin, estrela cadente da campanha republicana, estará a um passo de abandonar a corrida à Vice-presidência da Casa Branca.
Depois de uma série de entrevistas em que expôs a sua extraordinária ignorância, principalmente, em matérias de natureza económica e de política internacional são já muitas as vozes, do lado conservador, que exigem a sua retirada da lista de McCain. O debate de amanhã com Joe Biden parece ser decisivo.
O facto de um candidato designado para vice-presidente abandonar a corrida antes das eleições não é inédito nos tempos modernos. Em 1972, McGovern dispensou Eagleton, depois de o ter designado, alegando que ele sofria de depressão.
O problema assume particular importância na eleição em curso, por duas razões. A primeira, obviamente, porque McCain pode ganhar; a segunda, porque a idade e o estado de saúde do candidato tornam muito provável a possibilidade de o vice vir a governar. E, embora na America as coisas sejam como são, há, apesar de tudo, alguns limites.
O sector conservador mais instruído acharia normal que Palin fosse tratar dos filhos e do futuro neto. Mais difícil de convencer seria certamente a direita religiosa mais reaccionária, que muito se empolgou com a escolha de Palin.
McCain não sairá incólume deste debate, qualquer que venha a ser o seu desfecho

Sem comentários: