quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

GUANTÁNAMO: EM ESPANHA A EMBAIXADA AMERICANA RESPONDE A PERGUNTAS

E EM PORTUGAL, POR QUE NÃO SE PERGUNTA?

A publicação pelo El Pais de documentos secretos relacionados com os voos de e para Guantánamo tem permitido conhecer interessantes pormenores sobre o modo como o assunto foi tratado no seio do governo espanhol. Mas tem permitido também saber que a Embaixada americana em Madrid responde a perguntas sobre este assunto como as formuladas pelo actual ministro das Relações Externas, Miguel Moratinos.
O ministro quis saber se determinado avião fretado pela CIA fez escala em território Espanha no dia tal e a embaixada respondeu, confirmando essa escala.
Não sei se em Portugal perguntas semelhantes já foram feitas, mas presumo que não o terão sido nem serão porque contrariamente ao que se passou em Espanha não há notícia, segundo os actuais responsáveis políticos portugueses, de que tenha sido feita qualquer diligência junto do Governo português pedindo autorização para esses voos. Portanto, se os voos não foram autorizados a que propósito se iria agora fazer perguntas?
E quanto aos voos ocorridos na vigência do governo seguinte, Durão Barroso, também não fará sentido fazer qualquer pergunta, tanto mais que ele é actualmente Presidente da Comissão Europeia e constituiria uma grave irresponsabilidades estar a levantar esse problema agora, Amadus dixit.

Sem comentários: