segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

MINI-CIMEIRA DA UE EM LONDRES



A AUSÊNCIA DE ANGELA MERKEL


A reunião de Londres sem a presença da Chanceler alemã abre um precedente perigoso na vida da União Européia. Como toda a gente sabe, sem a Alemanha a União Europeia não existe. E menos ainda o euro. Mas a UE existe sem o Reino Unido e o euro também.
Que o “saltitante” Sarkozy tenha a pretensão de fazer uma mini-cimeira sem Merkel é apenas mais uma manifestação do seu conhecido voluntarismo político. Que o Reino Unido esteja sempre disponível para minar a parceria franco-alemã, igualmente se compreende tanto no quadro da sua visão geoestratégica da Europa em geral como da União Europeia em particular. Agora, que Durão Barroso se preste a participar numa mini-cimeira sem a presença da Alemanha só se compreende no contexto de uma acentuada desorientação política.
Acossado por certos sectores do Parlamento Europeu e por alguns políticos com provas dadas ao serviço da União Europeia, acusado de fragilidade política e de falta de liderança em época de crise, dependendo de Sarkozy para a sua reeleição, Barroso optou pelo que lhe pareceu ser capaz de contribuir para a salvação do seu plano.
Só que a Alemanha não é pressionável, por isso na próximo Conselho Europeu manter-se-ão todas as reservas que Merkel tem vindo desde a primeira hora a manifestar. E Barroso ficará sozinho com o seu plano e cada um tratará de si, consoante as exigências das respectivas economias.

Sem comentários: