quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SARAMAGO COMPARA GAZA A AUSCHWITZ



O EXAGERO FAVORECE O CRIMINOSO


Já tudo foi dito sobre o ataque de Israel a Gaza, embora o sofrimento continue. Já todos tivemos oportunidade de nos pronunciar, de exprimir o nosso repúdio ou de compreender ou aceitar as justificações. Estados, organizações internacionais, outras organizações políticas e humanitárias, altas personalidades de todos os domínios, da arte, da ciência, do espectáculo, etc., já igualmente se pronunciaram. O veredicto de todos os que seguem na política uma linha de coerência moral não oferece dúvida. O ataque é criminoso e visa conseguir pela força das armas e pela brutalidade dos meios utilizados eliminar a resistência palestiniana.
Saramago vai mais longe e, tal como já havia feito noutra ocasião, compara Gaza a Auschwitz. Acho um exagero, embora compreenda o sentido do protesto. Auschwitz, principalmente Auschwitz – Birkenau, era um campo de trabalho escravo e de extermínio.
Não ponho uma ponta dos meus dedos no fogo para demonstrar que os israelitas não gostariam de fazer o mesmo a todos os palestinianos resistentes, o mesmo é dizer a todos os palestinianos. Só que utilizam outros meios e outras justificações. Muitos dos meios utilizados assemelham-se aos dos nazis, embora alguns deles não sejam originários destes e haja muitos exemplos históricos da sua utilização.
Pela minha parte prefiro falar de uma lógica subjacente à retaliação que vai muito para além daquilo a que se poderia chamar desproporção: a resposta judaica é sempre tendencialmente indiscriminada (não obstante a propaganda que a nega) e em grande escala, provocando grandes massacres, desencorajadores de futuras acções de resistência.
Prefiro ainda falar na chantagem do holocausto que Israel amplamente usa para passar praticamente impune no ocidente.
Não falaria de holocausto no sentido nazi do termo, porque, nesta matéria, qualquer exagero acaba descredibilizando o protesto e favorecer o criminoso!

1 comentário:

FJCoutinhoAlmeida disse...

Sempre nos protestos de indignação, há pontos de algum exagero. É normal !
Creio ser esse o sentido do comentário de SARAMAGO.