terça-feira, 4 de setembro de 2012

CÂNDIDA ALMEIDA, UM PORTENTO!


 

OS SUBMARINOS E A CORRUPÇÃO

 

Cândida Almeida disse na “Universidade de Verão do PSD” – o que será uma “universidade de verão” do PSD ou do PS? Será uma universidade como a que concedeu as equivalências ao Relvas? – que os políticos portugueses não são corruptos: “Digo-vos olhos nos olhos: o nosso país não é um país corrupto, os nossos políticos não são políticos corruptos, os nossos dirigentes não são corruptos. Portugal não é um país corrupto” (ver excelente artigo de J. V. Malheiros no Público de hoje).

Hoje, essa mesma Senhora – a mesma que já tinha investigado o Freeport – disse que não há nada no processo dos submarinos contra Portas. Temos aqui uma nova figura judicial que certamente não vai deixar de ser utilizada por pessoas que se encontrem na mesma situação de Paulo Portas.

Ou seja, o Estado Português comprou dois submarinos à Alemanha – a tal que advoga a punição moral dos “devedores gastadores” – tendo na Alemanha havido uma condenação por corrupção (activa) de pessoas ligadas à empresa que os vendeu ou que intermediou a venda. Em Portugal não se passou nada. Portas era Ministro da Defesa ao tempo da aquisição e presidente do CDS. Dizem os jornais – e Cândida Almeida não o desmentiu – que ligada a essa compra foram transferidos por uma empresa do BES cerca de 19 milhões de euros para uma misteriosa conta sediada num off shore e sabe-se também que por essa mesma data o CDS – até então completamento “teso” – depositou em dois ou três dias múltiplas “doações” de pequenas importâncias que totalizavam cerca de um milhão de euros!

Tudo normal, normalíssimo. Daqui em diante quem estiver numa situação parecida com a de Paulo Portas também terá o direito de pedir a essa nobilíssima magistratura que é o Ministério Público que publicamente venha declarar durante a fase de investigação o que “há contra si”! Ou seja, para sermos mais rigorosos: seguiu-se relativamente a Paulo Portas o precedente aberto por Carlos Cruz que também solicitou ao Procurador Geral da República (Souto Moura) que publicamente viesse declarar o que havia contra ele no “processo Casa Pia” quando nos jornais e na sociedade em geral começaram a correr rumores de que o conhecido apresentador televisivo estava a ser investigado…

Mas a analogia acaba aqui. Dos submarinos o máximo que se poderá vir a saber é que nós, os funcionários públicos, nós, os reformados, fomos espoliados de dois ordenados para os pagar…Ou, quem sabe, de mais…

4 comentários:

Albino M. disse...

Cá para mim, Cândida Almeida tem uma função útil, a de dar o corpo (salvo seja, a figura...) ao manifesto...
Enquanto se fala dela (e como não falar?), não se fala de Portas, é claro, nem sobretudo dos 19milhões do BES, nem muito menos do 1milhão do CDS (onde entraram Jacinto Leite, como esquecer?, e sus muchachos...

Anónimo disse...

Ela não diz na carta que o que corre no DCIAP é contra "desconhecidos"? Quem serão esses desconhecidos: os que compunham a comissão de contrapartidas, os que negociaram, os peritos dos escritórios de advogados?

Anónimo disse...

O Guterres, num arrufo patrioteiro a propósito da venda ou não do grupo que anos antes o PSD tinha vendado ao capitão da "indústria"- Champalimaud, dizia que portugal não era uma república das bananas. Tinha razão, em Portugal nem bananas há. Há falta de nivel (putativa PGR eh!he!eh!), falta de vergonha, crápulas, ladrões, enfim é um "sítio" mal frequentado. Mas isto começou há muito! Muitos dos "indignados" de agora esquecem ou nunca quiseram saber do famoso caso do fax de Macau!!!!

lg

Anónimo disse...

Whether you are searching for specialty styling products or specific Loreal hair products,
you are sure to find what you need. Habits die hard and whatever your regime has been in the past, you do need
to have a good look around at what is on offer for different hair types and textures.

When one thinks of fungus, they don't generally associate it with the head or scalp, but the itching, burning scalp, rash or pimples on the scalp could very well be caused by a fungus, requiring antifungal shampoo to provide well needed relief to the symptoms.