sexta-feira, 6 de março de 2015

VASCO PULIDO VALENTE


 

 
OU A HISTÓRIA COMO EXERCÍCIO DE EFABULAÇÃO

 
VPV escreve bem e muitas vezes tem graça mesmo quando não tem razão. Mas há limites para efabular por maior que seja a imaginação do historiador,   como é o seu caso. Na crónica publicada no Público de hoje, não há um único facto verdadeiro. Atribuir o assassínio de Kirov a Estaline é algo que os grandes historiadores ingleses (que tanto diz estimar) nunca fizeram, certamente por nunca ter sido encontrada uma única prova nesse sentido. Nicolaiev, contrariamente ao que diz VPV, não era um protegido de Iagoda, mas sim um amigo político de Zinoviev (o que não quer dizer nada, nem num sentido nem noutro), sendo provável que tenha assassinado Kirov por ciúmes (Nicolaiev não gostava dos piropos que Kirov dirigia à sua mulher….). Muito diferente será afirmar que Estaline tirou politicamente partido da morte de Kirov para consolidar o seu poder e eliminar parte da velha guarda bolchevista que não se revia nos métodos brutais nem nas políticas do Secretário Geral.

Também releva do domínio da fábula atribuir a Putin uma política destinada a acabar com a União Europeia e com a NATO. VPV atribui a Putin um objectivo que a própria URSS nunca teve, quanto mais não fosse por impossibilidade de o realizar. E se a UE está a passar por algumas dificuldades com alguns países do antigo Pacto de Varsóvia (VPV assume aqui as “dores” do General Loureiro dos Santos) – o que, para já, só é verdade relativamente à Hungria – isso não se deve a nenhuma acção específica de Putin, mas à política da União Europeia que vai cavando, dia após dia, a sua própria sepultura, como está em vias de acontecer quando houver uma significativa alteração da política francesa, que, espantosamente, VPV também atribui a Putin.

Concluindo, se VPV tivesse grandes dotes oratórios (e parece que não tem; escrever bem não significa falar bem nem falar atractivamente) deveria ser muito interessante assistir às suas aulas de história pela enorme criatividade que certamente emprestava às suas “narrativas”.

3 comentários:

O Puma disse...

Insiste nas cambalhotas
renunciou a alguns dos seus espelhos
mesmo assim
lá no fundo muito lá no fundo
vive contente e faz rir

Abraham Chévre au Lait disse...

Fico a aguardar um novo sketch do VPV.

Anónimo disse...

Victor Serge reporta no seu livro sobre Trotsky que este sempre frisou depois da ascensão de Estaline, e a sua subsequente expulsão para Alma-Ata,que a vaga de processos e condenações iria ter seis a 8 fases,preenchendo os anos de terror crescente, de 1928 a 1938.
O assassinato em série dos heróis de Outubro e execuções em cadeia na Rússia e nas bases da Oposição de Esquerda e Operária em diversas capitais europeias, são factos incontornáveis de alto significado politico imputáveis directa ou indirectamente a Estaline. Iagoda acabou por ser eliminado no " grupo" que incluia Boukharine, Rykov,Racovsky e Rosengoltz. Niet