sexta-feira, 29 de outubro de 2021

TEMPOS DIFICEIS

 TEMPOS DIFICEIS

(Publicado no FB em 24 de Outubro de 2021)

Vêm ai tempos muito difíceis para os países desenvolvidos Não falo dos outros porque esses nunca tiveram tempos fáceis, embora também eles fiquem pior.
Tempos difíceis ditados pelas consequências económicas da pandemia cujas réplicas se vão começar a sentir brevemente com intensidade inesperada.
A Humanidade sempre passou tempos difíceis se é que não viveu a maior parte da sua existência com múltiplas e penosas dificuldades. O problema é que as modernas gerações dos países desenvolvidos não fazem a menor ideia do que sejam tempos difíceis nem estão minimamente preparadas para essa vivência.
Cresceram e formaram a sua cabeça na ilusão permanente de que a abundância era um pressuposto inquestionável. Poderiam questionar o dinheiro necessário para aceder a essa abundância, mas esta era algo tão inquestionável como as fases da lua ou a rotação da terra. À noite seguir-se-ia o dia e o dia à noite e assim sucessivamente.
Esta ilusão, criada antes de mais pela profunda ignorância do que foi o passado, foi gerada pela globalização incrementada à escala planetária nestes últimos trinta anos.
Noções como “segurança alimentar”, “segurança energética”, em suma, segurança na produção de bens essenciais e dos bens em geral necessários à sustentação da própria economia foram noções que perderam o seu verdadeiro significado e passaram a estar completamente conexionadas com o desenvolvimento económico ou mais prosaicamente com o rendimento de cada um, individual (as pessoas) ou colectivamente (os Estados). E esta deturpação da realidade objectiva fomentada e divulgada pelas “ciências” que alicerçam na conjuntura o seu parco saber vai defrontar-se muito brevemente com a triste e implacável realidade.
E como vai ser se faltarem os cereais, se faltarem outros bens alimentares, se faltar a energia, se faltarem os mil e um componentes indispensáveis à produção dos que põem no mercado produtos acabados com componentes alheios? Como vai ser e o que vai ser dos países que “produzem eventos”, dos que produzem fantasias do capital financeiro, dos que vendem lazer, dos que criaram uma economia ancorada na lógica da globalização? Se esta soçobra ou enquanto esta soçobra o que vai ser dos que nada de verdadeiramente útil produzem para subsistência da espécie humana?

Sem comentários: