sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

NOTAS SOLTAS

VITAL MOREIRA MORALIZA GOVERNO

SOL


A fase aguda da crise já passou, diz VM ao Sol. Passou para quem? Para as centenas de milhares de pensionistas que vão sofrer novos cortes nas pensões? Para as centenas de milhares de desempregados? Para todos os que perderam o rendimento social de inserção, o abono de família, para os que estão na mais completa miséria? Para os funcionários públicos despedidos ou dos que vêem o seu ordenado diminuir em cada mês? Passou para quem? Para os ricos, para aqueles cujos rendimentos não são afectados pela crise, para as grandes empresas monopolistas ou que dominam o mercado em oligopólio. Para estes, sim, para estes a crise passou se é que alguma vez existiu.
E o PS, o que pensa disto? O que pensa o PS de alguém que nas suas fileiras faz o jogo do Governo? Ou será que o PS já anda a “pensar” em coisas que vão acontecer lá para Maio e VM suspeita “lacunar” esse pensamento? 





PULIDO VALENTE, EUSÉBIO E O PANTEÃO


Desta vez o Pulido Valente é capaz de ter razão. À parte aquela sua incontrolável embirração por tudo quanto cheire a França e à Revolução Francesa – para ele e para Mónica o que não for herança da Revolução Gloriosa não é democrático – aí, Barreto, com muita pena sua, não os poderá acompanhar, já que ele é mais Genebra e Pingo Doce –, é muito natural que Eusébio não se sinta em boa companhia no Panteão Nacional de Santa Engrácia. De facto, ao seu nível, só lá estão Garrett e Amália. E talvez por isso o seu lugar, o lugar onde de certeza ele mais gostaria de ficar era no Estádio da Luz. Nunca pediu isso, mesmo sem saber que Costa Cabral existiu, porque era um homem excessivamente modesto para o valor que tinha.


4 comentários:

Anónimo disse...

Essa do Costa Cabral está mesmo muito boa. Será que os benfiquistas percebem?

Albino M. disse...

O Garrett?
Ao nível do Eusébio?
Li bem?

JM Correia Pinto disse...

Meu Caro
O Garrett é o grande génio da literatura portuguesa. É o homem do português moderno. Há antes e depois do Garrett. Até Eça que, tal como Amália e Eusébio, tinha muita dificuldade em reconhecer génios não regateava elogios a Garrett.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro JM Correia Pinto: aproveite as nossas promoções...