terça-feira, 10 de outubro de 2017

CATALUNHA - PUIGDEMONT NO PARLAMENTO


Resultado de imagem para puigdemont no parlamento
CATALUNHA SUSPENDE DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA

Como ontem aqui tínhamos previsto, das duas alternativas que tinha à mão, Puigdemont escolheu a que mais dano pode causar aos espanhóis.

Em primeiro lugar, a declaração de independência está assinada por umas dezenas de pessoas. Logo, terão de prender muita gente. Depois, a sua suspensão imediata dá uma oportunidade ao diálogo. Portanto, quem não a aproveitar vai ficar a perder do ponto de vista da opinião pública internacional. Vai ficar com o ónus de não ter querido resolver pacificamente o conflito

Evidentemente, que Puigdemont sabe, como saberá qualquer político que não padeça de uma “doença infantil”, que esta situação é insustentável para os espanhóis. Rajoy não vai continuar a poder esperar que a Catalunha aja para responder. Desta vez, mais cedo ou mais tarde (mas nunca muito tarde), Rajoy vai ter de agir, sob pena de a crise mudar de capital – de Barcelona para Madrid.

Pelo que se disse em Madrid, depois de terminada a sessão, pela voz dos representantes dos partidos políticos nacionais, não é de crer que o impasse, com a configuração jurídico-política que neste momento tem, vá durar muito mais tempo.

Finalmente, impossível não ficar impressionado com a dignidade com que decorreu a sessão de hoje no Parlamento catalão, transmitida em directo para todo o mundo. Toda a gente disse o que queria dizer, desde a CUP ao PP, passando obviamente pelo discurso inicial do Presidente. Toda a gente foi respeitada, dissesse o que dissesse, sem apupos nem vaias, nem “bocas foleiras”. Nunca tinha visto nada assim. E o que eu vi, todo o mundo viu.


Sem comentários: