sexta-feira, 20 de outubro de 2017

UNIÃO EUROPEIA SINÓNIMO DE HIPOCRISIA POLÍTICA


A PROPÓSITO DA CATALUNHA


Resultado de imagem para união europeia


Durante os anos em que lidei de perto com assuntos comunitários, fiquei muito impressionado com a hipocrisia política da União Europeia. Mesmo para quem se julgava politicamente vacinado contra essas coisas, como supunha ser o meu caso, a UE consegue surpreender, porque o seu comportamento político ultrapassa frequentemente o que imaginar se possa. E então no relacionamento com os mais pobres, nem falemos. Desde a instrumentalização dos direitos humanos, passando pela deturpação do conceito de democracia até à falsa legitimação do que é manifestamente ilegal, vale quase tudo.
Vem isto a propósito do seu apoio dito incondicional ao Governo de Espanha na questão da Catalunha. É claro que se há alguém na comunidade internacional que não tem a menor legitimidade para se pronunciar sobre estas matérias, esse alguém é União Europeia. O que a União Europeia fez para desmembrar países que não lhe "aparavam jogo" é conhecido. Enquanto não desmembrou a Jugoslávia, mesmo que para isso tivesse de causar o sofrimento de milhões de pessoas e a morte de muitos milhares, não esmoreceu nem hesitou.
Para desmembrar a Jugoslávia valeram-se do argumento de que não era um regime democrático (ou seja, realmente são eles, com Clinton, os verdadeiros precursores de Bush, Dick Cheney e C.ª) e que era mediante procedimentos democráticos que os “combatentes da liberdade” pretendiam separar-se. E foram tão longe que até conseguiram criar um Estado inventado, dominado por máfias, por profissionais do crime organizado, só para causar dano à Jugoslávia, então já quase circunscrita à Sérvia.
Como pode a EU considerar ilegal o referendo da Catalunha e legal o da Eslovénia? Como pode a UE considerar ilegal o referendo Catalunha depois de ter criado e reconhecido o Kosovo?
Este post não visa, como resulta de tudo que até agora tenho escrito sobre o assunto, tomar partido no conflito da Catalunha, mas tão só ilustrar o funcionamento da UE.
(Este texto já foi publicado no Facebook,  no dia 20; onde se pode ler as reacções que suscitou; fica também aqui apenas para memória futura).

1 comentário:

Anónimo disse...

A dita UE desta vez não vai ter sorte.
Se Rajoy julga que é o ditador Franco está enganado. Não há nenhum Andaluz ou Galício ... (são 17 nacionalidades) que se considere "espanhol" pró sério.
Se Rajoy julga que é a Raínha Isabel de Castela e Puigmont é Fernando Aragunês, está enganado. Puigmont é Catalão, mais francês que "espanhol".
O único problema é a luta entre Catalães antigo e os que o franquismo para lá trasmigrou e que não sabem o que são. Esitam em quem votar ....