2 DE FEVEREIRO DE 1943
A batalha de Estalinegrado é uma das mais extraordinárias batalhas da História da Humanidade.
Não há adjectivos que possam qualificar a heroicidade dos defensores de Estalinegrado: nunca antes nem depois se tinha visto ou voltaria a ver nada de semelhante.
Desde os mais empedernidos anticomunistas aos democratas amantes da liberdade, todos os que lutavam contra a barbárie nazi-fascista, todos sem excepção, renderam homenagem ao Exército Vermelho.
Foi Estalinegrado que decidiu a sorte da guerra.
[Na imagem Vasily Zaitsev, o famoso sniper soviético, que à sua conta pôs fora de combate mais de duzentos alemães; justamente glorificado na União Soviética, Zaitsev foi no início deste século homenageado pelo cinema americano no filme Enemy at the Gates, dirigido por Jean-Jacques Annaud, francês]
5 comentários:
A heroicidade dos defensores de Stalinegrado correspondeu a um sacrifício inimaginável. Sem esquecer a força, eficácia e também sacrifício dos exércitos alemães, a esmagadora superioridade inicial destes, bem demonstrada desde Smolensk, também deverá alguma coisa ao "génio" do Stalin, para quem um milhão de mortos era uma estatística. A propósito de estatísticas da II G.G. será elucidativo sobre quem suportou realmente o peso da formidável máquina de guerra nazi lembrar que Leninegrado teve mais vítimas que o R.U e os E.U. juntos durante todo o conflito!
Visto agora, quase dá vontade de pensar se vale a pena ser herói, se valeu a pena o Sacrifício de Stalinegrado. Numa recente reportagem na ex-Stalinegrado, a generalidade das pessoas ouvidas mostrava-se favorável a manutenção do nome mas a "cleptodemocracia" em Moscovo manda mais que a memória daqueles milhões.
Ainda sobre a evolução da guerra, ela ficou realmente decidida na batalha que se seguiu - Kursk.
Por alguma razão tens aí na coluna da direita, em destaque, Vassili Grossman.
Eu, meu caro JMCP, sou filho de Estalinegrado.
Fui feito para durante os festejos da vitória e era tal a euforia que nasci dias depois.
Glória aos herois de Estalinegrado!!!
V
Em Estalinegrado os soldados soviéticos tinham mais medo do capitão do que do inimigo. Estaline não bricava em serviço...
uma batalha decisiva para se chegar à derrota final do "terceiro imperador".
Enviar um comentário