quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

MÁRIO COLUNA


UMA GLÓRIA DO BENFICA E DA SELECÇÃO NACIONAL


Mário Coluna é um nome incontornável da história do Benfica. Vindo de Moçambique, do Desportivo de Lourenço Marques, na longínqua época de 1954/55, com dezanove anos, Mário Coluna iniciou a sua carreira no Benfica no mesmo ano em que o célebre treinador Otto Glória chegava ao clube e com ele a primeira grande modernização do futebol português.

Logo no primeiro ano, Coluna foi campeão nacional e venceu a Taça de Portugal. Foi na sua primeira época no Benfica que, em 1 de Dezembro de 1954, se inaugurou o Estádio da Luz, obra para sempre associada ao nome desse grande benfiquista, símbolo da matriz popular e democrática do clube – Joaquim Bogalho.

Foi também na primeira época de Coluna no Benfica que teve lugar a primeira grande digressão de um clube português ao Brasil – Rio de Janeiro e S. Paulo – tendo as exibições de Coluna e Costa Pereira, no Maracanã e no Pacaembu, impressionado fortemente a exigente crítica desportiva brasileira.

Durante a sua longa carreira de dezasseis épocas no SLB, Coluna ganhou 10 campeonatos nacionais, 7 Taças de Portugal, 2 Taças dos Campeões Europeus, tendo participado em mais três finais. Numa delas, em 1963, contra o Milan, em Wembley, quando o Benfica ganhava por 1-0, Coluna foi propositadamente lesionado por um adversário, tendo estado fora do campo a receber assistência durante vinte minutos numa época em que não havia substituições. A inferioridade física de Coluna - um jogador que nunca se queixava e que nunca se deixava ficar por terra depois de um choque com um adversário, salvo quando algo de muito grave se passava – acabou por ditar a derrota do Benfica por 2-1. Muito provavelmente, sem essa lesão, o Benfica teria somado a terceira vitória consecutiva na Taça dos Campeões Europeus.

Na selecção nacional envergou a camisola das quinas por 57 vezes e fez parte da equipa que obteve a melhor classificação de sempre do futebol português em provas de selecção - terceiro lugar, no Campeonato de Mundo de 1966, em Inglaterra.


Mário Coluna o grande capitão do Benfica e da selecção é uma das maiores glórias da história do Benfica e da selecção nacional. O Benfica deve-lhe parte da sua grandeza e Coluna merece que o seu nome seja para sempre lembrado como um dos grandes obreiros da história do Sport Lisboa e Benfica.