sábado, 27 de setembro de 2008

AS NOTÍCIAS DO GUARDIAN SOBRE O ATAQUE AO IRÃO



ISRAEL QUIS ATACAR O IRÃO EM MAIO

Com o mundo mergulhado na crise capitalista, desencadeada a partir do capitalismo financeiro americano, o Guardian dá hoje a conhecer, com base numa alegada fonte de um governante europeu, que o ex-primeiro ministro de Israel, Olmert, substituído por corrupção, quis atacar o Irão em Maio passado, acabando por não o fazer por não poder contar com o apoio de W. Bush. Segundo o jornal, Bush não caucionou o ataque por temer represálias iranianas contra os Estados Unidos, no Iraque e no Afeganistão, mas também por duvidar da capacidade de Israel para provocar danos irreparáveis nas instalações nucleares do Irão.
Israel que teria admitido a hipótese de lançar o ataque contra a opinião dos americanos, terá sido levado a abandonar o plano por não poder consumá-lo sem passar no espaço aéreo iraquiano, controlado pelos americanos. Qualquer ataque nestas condições seria considerado pelos iranianos perpetrado com a cumplicidade dos americanos e provocaria naturalmente as mesmas reacções.
Dá que pensar o facto de esta notícia ser divulgada agora, neste preciso momento histórico, pelo Guardian. Vamos esperar para ver…

Sem comentários: