terça-feira, 30 de setembro de 2008

POR QUEM ESTÁ BILL CLINTON?



A INGENUIDADE DOS VOLUNTARISTAS

Há quem ande nestas coisas da política há décadas e continue a não perceber nada do que se passa na hora em que as coisas acontecem. Por ingenuidade, por excesso de voluntarismo, enfim por um complexo de causas que não vale a pena enumerar com minúcia.
Para qualquer observador minimamente experiente era claro desde há muito tempo que os Clinton não queriam, nem querem, que Obama ganhe as eleições. Durante o tempo em que ela esteve em jogo – e ela manteve-se em jogo muito tempo depois de já não ter cartas para jogar – coube-lhe a ela desempenhar esse papel, obviamente disfarçado pelo objectivo que ela própria prosseguia. Depois de ela sair de jogo, passou ele a dar o sinal aos seus mais fiéis apoiante e aos americanos ditos independentes.
A intervenção deles na Convenção de Denver foi um exemplo acabado desta estratégia, como neste blogue referi.
Pois há quem tenha vivido na América anos a fio, ande, cada quatro anos, de Convenção em Convenção, e não perceba nada do que se passa. Foi preciso que o Bill Clinton fosse entrevistado pelo Larry King para que finalmente percebessem o que se estava a passar. Até a Senhora do Alasca ele elogiou…

Sem comentários: