sábado, 20 de setembro de 2008

ZAPATA OU ZAPATERO?

A ESPANHA FICA NA AMÉRICA LATINA?


O que se passou recentemente com McCain, a propósito da Espanha e de Zapatero, ilustra na perfeição o que é hoje uma eleição presidencial nos Estados Unidos da América.
Os eleitores podem eleger qualquer pessoa, alguém que não esteja minimamente capacitado para o lugar que teoricamente vai desempenhar. Já foi assim com W. Bush e vai voltar a ser assim se McCain for eleito. Alguém se encarregará de governar por ele.
MCCain apresenta-se como um herói (já aqui falámos da sua heroicidade) e ainda como alguém que terá votado contra Bush no Senado em menos de 10% das deliberações. Votou, porém, com Bush todas as guerras e no conflito da Geórgia até mostrou garras mais aceradas do que as exibidas pelos falcões de Washington.
Recentemente, perguntaram-lhe se, caso fosse eleito, falaria com Zapatero (que está na lista negra de Bush desde que mandou retirar as tropas do Iraque) e as respostas de McCain foram muito semelhantes às que ele tem dado quando lhe falam de Cuba, da Bolívia ou da Venezuela. O entrevistador achou estranho e voltou ao tema mais duas, três vezes. Da última, e quarta vez, McCain disse: “Espero poder reunir-me com qualquer líder que tenha os mesmos princípios, e com a mesma filosofia que nós temos dos direitos humanos, da democracia e da liberdade, e me manterei firme com os que não o fazem”.
O El Pais, espantosamente, quando relatou a notícia, tentou amenizá-la, lembrando aos leitores que, em Abril passado, McCain numa entrevista que lhe concedera havia manifestado uma posição muito mais concialiatória em relação à Espanha. Ou seja, o El Pais curvou-se respeitosamente perante o império e tentou demonstrar aos seus leitores que as relações com a América não eram assim tão más como a entrevista fazia supor. Nem por um momento o El Pais teve um assomo de orgulho que lhe permitisse pôr a ridículo o candidato presidencial americano. Foi preciso que os Blogues americanos(nomeadamente o Huffington Post) e, depois, também o Washington Post, viessem ridicularizar McCain, acusando-o de confundir Zapatero com Zapata e de supor que a Espanha ficava na América Latina, para que o El País passasse a encarar a questão com outra atitude.

Sem comentários: