sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O PERIGO VEM DA AMÉRICA

A ENTREVISTA DE SARAH PALIN

Já ontem aqui tinha sublinhado os perigos que a política americana representa para a democracia e para a paz mundial. À medida que o Império vai tendo dificuldade em impor a sua vontade, cresce a sua agressividade. Ela aumenta na razão directa em que é desobedecido e fica tanto mais agressivo quanto mais fracos e numerosos são os que ousam desafiá-lo. Podem chamar a isto o que quiserem, mas politica e historicamente isto é uma manifestação típica de declínio da superpotência.
A entrevista de ontem, de Sarah Palin, faz jus a todas estas preocupações. Na Convenção Republicana ela leu o que os neoconservadores lhe escreveram, ontem, embora muito “briefada”, não pode deixar de responder pela sua cabeça a algumas questões. E lá a ouvimos dizer com toda a naturalidade que iria para a guerra com a Rússia e outras barbaridades do género.
Isto vai num crescendo. Começou com Clinton, com Bush foi o que se viu e com estes será ainda pior. Não há na Europa ninguém com bom senso capaz de ir marcando as distâncias? É que, se não se fizer nada, ainda levamos por tabela…

Sem comentários: