quinta-feira, 20 de novembro de 2008

AINDA A AVALIAÇÃO



UMA SUGESTÃO

Já se viu que muito dificilmente a Ministra conseguirá levar avante a avaliação nas escolas. E se conseguir, muitos temem que em consequência dessa teimosia o PS seja mal avaliado nas eleições.
Como na luta pela avaliação se tem distinguido alguns professores universitários, sugiro que a avaliação comece pelos docentes das universidades. Não me refiro evidentemente a uma avaliação que substitua as provas académicas de progressão na carreira, mas sim a uma avaliação feita pelos alunos, no fundo a verdadeira razão da existência dos professores.
Algumas universidades privadas já o fazem e com resultados muito interessantes para a qualidade do ensino. Não há nenhuma razão para supor que a experiência não seria igualmente vantajosa para as públicas.
Não seria necessária uma avaliação complexa, a resposta a dez ou doze quesitos seria suficiente para produzir resultados interessantes. E a minha experiência diz-me que os alunos não se enganam. Deixo para o Ministério do Ensino Superior as consequências dessa avaliação na carreira dos professores.

Sem comentários: