segunda-feira, 3 de novembro de 2008

AINDA A NACIONALIZAÇÃO DO BPN



AS PRESSÕES DA DIREITA


A gritaria que a direita já está fazendo sobre a nacionalização do BPN tem em vista “salvar o dinheiro dos accionistas”. E sabe-se como este tipo de pressões costuma funcionar com o PS.
Depois da intervenção de Cadilhe, que responsabilizou o BP pelo sucedido – evidentemente, que o BP tem culpa, e muita, mas a sua responsabilidade não se situa no mesmo plano da dos executivos do BPN, nem é causal do comportamento destes – e insinuou outro tipo de intervenção; seguida das palavras de Salgueiro, que também preferia outra “metodologia”, passando pelas de Machete – ex-responsável – e finalizando com as de Paulo Rangel, tudo aponta no sentido de uma fortíssima pressão sobre o Governo destinada a deixar intactos os “direitos” dos accionistas.
A credibilidade de Sócrates como estadista joga-se no modo como lidar com a crise financeira no seu conjunto. Se verdadeiramente quer servir o país, vai ter que se afastar de muita gente. Desde os ingénuos até aos que estudam meticulosamente em meia hora as medidas a adoptar…

Sem comentários: