terça-feira, 4 de novembro de 2008

OBAMA, 44.º PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA



ANTEVISÃO DAS ELEIÇÕES AMERICANAS


Barack Obama será amanhã eleito 44.º Presidente dos Estados Unidos da América.
Tendo a maioria assegurada nos 20 estados que votaram John Kerry (251 votos) e atribuindo-lhe as sondagens uma vantagem relativamente confortável no Nevada (5), Colorado (9), Novo México (5) e Iowa (7), Obama seria eleito mesmo que perdesse em todos os estados onde não é possível divisar um vencedor claro - Florida (27), Carolina do Norte (15), Missouri (11), Indiana (11), Geórgia (15), Montana (3), Arizona (10), Virgínia (13) e Ohio (20).
Considerando que, dentre estes últimos, Obama tem fortes possibilidades de ganhar na Florida, no Ohio, na Virgínia e, muito provavelmente, na Carolina do Norte, somente algo de verdadeiramente excepcional poderia roubar-lhe a vitória.
Há quem questione a regularidade do acto eleitoral e quem ponha em causa os métodos de contagem. Há que confiar, Florida 2000 não vai repetir-se.
Será um grande dia para a América e também para o mundo. Os Estados Unidos serão o primeiro país multiétnico do mundo a eleger para presidente um político oriundo de uma minoria étnica, que ainda há cerca de 40 anos estava sujeita, nomeadamente nos estados do sul, a um rigoroso regime de apartheid.
Não conheço nenhum outro país multiétnico onde tal fosse possível.
Por isso é que é preciso ter cautela quando se zomba do politicamente correcto. Há sempre que fazer a distinção entre o politicamente correcto e os resultados do politicamente correcto…

2 comentários:

Raimundo Narciso disse...

Também apostei por lá na 3ª feira negra

JVC disse...

Ainda quero viver o suficiente para votar cá num presidente caboverdiano de segunda geração.