segunda-feira, 19 de maio de 2008

AFINAL O PERIGO ESTÁ NA CATALUNHA



O FINANCIAMENTO DAS AUTONOMIAS

Vai uma grande polémica em Espanha sobre o financiamento das autonomias na sequência de uma proposta apresentada pela Catalunha. É, de resto, neste contexto que devem ser interpretadas as palavras de Carod Rovira, vice-presidente da Generalitat, hoje publicadas no jornal “Público”.
A ideia dos catalães é limitar o fundo de solidariedade gerido pelo Estado, que tem a seu cargo o nivelamento d os serviços públicos em todo o território. Zapatero, que governa com os votos da Catalunha, da qual aliás são oriundos vários ministros do seu governo, embora não tenha respondido afirmativamente à proposta catalã, disse, numa reunião da passada quarta-feira com os demais socialistas que governam as autonomias, que todas as autonomias receberiam mais dinheiro, mesmo que se alterasse o sistema em vigor. Ontem, praticamente em uníssono - a única excepção foi a do governo das Baleares – todas as autonomias socialistas disseram que não aceitariam que se modificasse o mecanismo de nivelamento em vigor. Temem que as autonomias com menos ingressos tributários venham a ser prejudicadas. Politicamente argumentam que têm direitos por serem espanhóis e não por pertencerem a esta ou aquela comunidade.
Vamos ver como isto termina, mas vai ser difícil a Zapatero satisfazer a Catalunha com a oposição de Castilla-La-Mancha , Extremadura e Andalucía. No fundo, o que está em jogo, agora e sempre, é o conceito de Espanha.

1 comentário:

MFerrer disse...

Ou, por outras palavras, tudo vai bem nas autonomias regionais quando há o que destribuir. Quando aperta o cinto, o verniz estala.
E, na Espanha das autonomias, a camada é muito fina...
MFerrer